Beneficiários do BPC devem ser cadastrados no CadÚnico, conforme portaria do MTP

ASSISTÊNCIA SOCIAL
30 de março de 2022

Idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) podem ter o recurso bloqueado se não estiverem no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A orientação faz parte da Portaria 988/2022 do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), publicada na quinta-feira, 24 de março.

A normativa estabelece as orientações e as medidas a serem adotadas para garantir o repasse, sem bloqueios e suspensões da inscrição. O BPC é um benefício de renda que equivale a um salário mínimo destinado às pessoas com deficiência e idosos acima de 65 anos. Para sua concessão, é necessário estar inscrito no CadÚnico e não ultrapassar ¼ de salário de renda familiar per capita.

Em caso de bloqueios, e para regularizar a situação será necessário entrar em contato com o canal de atendimento 135 – e solicitar o desbloqueio automático. Já os benefícios cancelados pelo sistema, após 60 dias da análise do requerimento de reativação e se não for constatada nenhuma irregularidade, a atualização será feita; ou se não for apresentado pedido de reativação em tempo hábil.

É fundamental a atualização do CadÚnico, em vista que a não atualização implicará em bloqueio ou na suspensão do benefício.

Fonte: Agência CNM de Notícias

Mais notícias