Gestores das secretarias municipais de Assistência Social já podem preencher o Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS) com as entidades da rede socioassistencial, permitindo assim, o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos. O CNEAS é um banco de dados criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) reúne informações sobre as mais de 16 mil entidades que prestam serviços socioassistenciais.
O cadastro é a principal ferramenta do Programa Nacional de Aprimoramento da Rede Socioassistencial Privada do Suas (Aprimora-Rede), instituído pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). O programa visa auxiliar no monitoramento e qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios oferecidos por estas entidades nos estados e municípios, além de utilizar as informações para subsidiar estratégias de gestão do Suas.
É necessário que os gestores façam visitas técnicas a todas as entidades privadas inscritas nos Conselhos de Assistência Social para fazerem o registro. Como forma de reunir informações sobre o maior número possível de entidades, o ministério oferece um incentivo no valor de R$ 50 por cadastro preenchido.
O Aprimora Rede encerra sua vigência dia 31 de julho. Com o encerramento da vigência do programa, o sistema fecha provisoriamente para análise dos cadastros.
Mais informações através do telefone 0800-707-2003.