Cadastro no Novo Mais Educação encerra em 30 de junho

EDUCAÇÃO
01 de junho de 2017

O prazo para que escolas contempladas com os recursos do Novo Mais Educação cadastrem mediadores, facilitadores, estudantes e turmas no sistema de monitoramento e acompanhamento do programa e façam as alterações necessárias encerram no fim deste mês. Após o dia 30 de junho, o sistema permanecerá aberto para os registros necessários, tendo em vista o monitoramento do Programa.

As escolas que não preencherem os dados no sistema, até a data estipulada, poderão ficar inabilitadas para o recebimento da 2ª parcela do recurso do Programa. Isso porque, o pagamento da segunda parcela está condicionado ao preenchimento das informações no sistema de monitoramento e acompanhamento disponível no Sistema PDDE Interativo.

O Ministério da Educação (MEC) alerta que os coordenadores municipais, escolhidos pelas secretarias de educação, terão papel fundamental no acompanhamento da implantação do Programa e no monitoramento de sua execução. Por meio do sistema de monitoramento, os coordenadores validarão os relatórios das escolas e coletarão informações para elaborar relatórios globais de atividades, o que permitirá a avaliação do Programa na sua rede.

O sistema

A finalidade do sistema é monitorar a execução do programa nas redes e escolas públicas brasileiras, por meio da análise das ações desenvolvidas. Segundo o MEC, as informações coletadas serão objeto de uma pesquisa que possibilitará o acompanhamento e a avaliação das ações, com o intuito de verificar a efetividade do Programa no que diz respeito ao seu principal objetivo: melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, mediante a complementação da carga horária de cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar.

Com informações da Undime. 

Mais notícias