Câmara dos Deputados homenageia centenário de Humberto Teixeira

SOLENIDADE
22 de maio de 2015

Na próxima terça-feira, 26, a Câmara dos Deputados realizará Sessão Solene em homenagem ao centenário de Humberto Teixeira: o Doutor Baião. A solenidade acontece às 10 horas no Plenário Ulysses Guimarães em Brasília. O deputado Odorico Monteiro (PT-CE) comandará, ao lado do deputado Chico Lopes (PCdoB – CE).

Odorico Monteiro apresentou requerimento de realização de uma sessão solene do Congresso Nacional para homenagear o centenário do instrumentista, poeta, compositor e ex-deputado federal cearense, Humberto Teixeira, que completou 100 anos de nascimento no último dia 5 de fevereiro.

De acordo com o deputado, a solenidade visa resgatar e apresentar a importância de Humberto Teixeira para a música popular brasileira, no século 20, com a criação do baião – um ritmo popular do nordeste.

Doutor do Baião

Humberto Teixeira nasceu em Iguatu no Ceará e morreu no Rio de Janeiro, em 3 de outubro de 1979, aos 64 anos. Humberto foi responsável pelo enriquecimento do acervo da Música Popular Brasileira (MPB), com a composição de clássicos com “Asa Branca”, “No meu pé de serra”, “Baião”, “Juazeiro’, “Kalu”, “Assum  Preto”, “Eu vou pro Ceará”, “Légua tirana”, Qui nen jiló, e “Respeita Januário”, imortalizada nas vozes de grandes nomes da música brasileira, como Luiz Gonzaga, o rei do baião,  que permanece no imaginário de várias gerações de brasileiros. Eleito deputado federal em 1950, Teixeira destacou-se por sua luta pelos direitos autorais e aprovou em 1958, a chamada Lei Humberto Teixeira, na qual permitiu a realização de caravanas, contribuindo assim com a divulgação da música popular brasileira no Brasil e no Mundo.

Informações: (61) 3215.5310/ 3216.1754.