A Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é lançada nesta sexta-feira, 15, pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com as secretarias municipais do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra) e de Educação (SME) e a Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci).
Nesta sexta-feira haverá palestra sobre a Rede Proteja Brasil e apresentação do programa Rede Aquarela, da Funci. Ainda hoje, 15 de maio, também haverá entrega de panfletos informativos, das 14h às 17h, em seis terminais de ônibus da Capital (Parangaba, Lagoa, Papicu, Antônio Bezerra, Siqueira e Messejana). Outras mobilizações em torno da data acontecem neste final de semana: no sábado, 16, das 15h às 17h, haverá distribuição de material informativo no Aeroporto Internacional Pinto Martins. No domingo, 17, das 9h às 12h, a panfletagem acontecerá na Praia do Futuro, nas proximidades da Praça Dom Helder Câmara (antiga Praça 31 de Março).
A campanha celebra a data de 18 de maio, alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A data foi instituída a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000 e foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória, Espírito Santo, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o Caso Araceli. Esse era o nome da menina de 8 anos de idade, que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de hediondo, prescreveu impune.
Ação Cidadã
Na próxima segunda-feira, 18 de maio, acontecerá a Caminhada na Av. Beira Mar, às 16 horas, com a distribuição de material informativo à população e divulgação dos principais canais de recebimento de denúncias contra violações dos direitos humanos, notadamente o Disque 100 e os Conselhos Tutelares. A caminhada contará com apresentação do Circo Escola, projeto coordenado pela STDS.
Com informações do Governo do Estado.