Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira

VACINAÇÃO
22 de abril de 2014

Com tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”, a campanha do Ministério da Saúde (MS) tem início nesta terça-feira, 22, e segue até 9 de maio, sendo 26 o dia de mobilização nacional. Este ano o grupo prioritário foi ampliado. Agora crianças de seis meses a menores de cinco anos também poderão procurar os postos vacinação no período da mobilização.

Também integram o grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não- transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.

O Ministério da Saúde enviou para o Ceará 2.155.420 doses da vacina. Este ano o público alvo no Estado chega a 1.995.760. A meta do MS é vacinar 80% desta população, considerada de risco para complicações por gripe. A estratégia de mobilização para todo o país, executada em parceria com estados e municípios, foi anunciada nesta quarta-feira (02) pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro. 

De acordo com o ministro, a extensão da faixa etária para os menores de cinco anos tem como finalidade reduzir casos graves e óbitos.Segundo o ministro, a vacinação desta faixa etária beneficia tanto a criança que recebe a vacina, como também os grupos mais vulneráveis que convivem com ela. Assim, são imunizadas, indiretamente, lactentes menores de seis meses de idade (crianças amamentadas); idosos e pessoas com doenças crônicas. Outro fator que contribuiu para a inclusão desta faixa-etária foi o fato de que as taxas de internação em crianças menores de cinco anos, em 2013, terem se igualado a dos idosos.

Mais informações através do telefone (85) 3101.5220.

Mais notícias