Campanha de vacinação contra o HPV começa nesta segunda-feira

VACINAÇÃO
10 de março de 2014

Em parceria com o Ministério da Saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Saúde do Estado (SESA) realiza nesta segunda-feira, 10, o dia “D” da campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Pela primeira vez no Ceará e nos demais estados do País, meninas de 11 a 13 anos receberão a vacina contra o HPV.

A campanha terá início nas escolas públicas e privadas do Estado. As secretarias municipais de Saúde e Educação estão organizando com as escolas a estratégia de vacinação. A vacina estará disponível nos postos da rede pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização. O Ministério da Saúde enviou mais de 270 mil doses da vacina para a SESA, que já iniciou a distribuição com os municípios.

A imunização acontece em três doses da vacina, sendo que a segunda dose deve ser aplicada após seis meses (no período de 1 a 12 de setembro) e a terceira e última dose com cinco anos a após a primeira. Neste ano, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos). Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos.  

Cobertura

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. A eficácia da vacina é de 98,8% contra a doença. O câncer de colo de útero, segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil, está associado à infecção pelo HPV.

Mais notícias