Aprece participa de treinamento sobre Manejo de Resíduos da Produção Animal

APRIMORAMENTO
23 de maio de 2025

Sempre focada no aperfeiçoamento de seu corpo técnico, para a melhor prestação de serviço aos municípios cearenses, a Aprece motiva a capacitação permanente de seus funcionários. O Analista de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da entidade, Daniel Aguiar Camurça, participou, na última quinta-feira (22), de um treinamento sobre Manejo de Resíduos da Produção Animal – MRPA, na sede da Embrapa Agroindústria Tropical.

Pela manhã, o treinamento iniciou-se com a palestra do Instituo 17 onde foram apresentados os objetivos e cronograma do treinamento. Logo após, o Coordenador do Cientista Chefe de Mudanças Climáticas da SEMA, Grabiel Nutto apresentou a palestra “Contextualização das atividades do Grupo Gestor Estadual do Plano Agricultura de Baixo Carbono -ABC+”, onde relatou as ações já realizadas pelo GGE e a ações a realizar, bem como apresentou as 23 instituições participantes do GGE. Gabriel explicitou a importância do Manejo do Resíduo da Produção Animal dos rebanhos de suínos, Bovinos e aves do estado do Ceará.

Foi apresentada, em seguida, a ferramenta digital ABC+CALC, ferramenta criada devido a necessidade de monitorar ações estaduais do Plano ABC de forma padronizada. A ABC+CALC visa facilitar as estimativas das emissões de metano no MRPA em sistemas de animais confinados para as categorias de suínos, aves de postura, bovinos de corte e de leite. Esta calculadora é de fácil utilização, integrando uma metodologia clara e fundamentada, que incorpora insights de consultas especializadas, melhores práticas e a harmonização de metodologias existentes. Após a apresentação da dessa ferramenta, os participantes foram capacitados na prática para o uso da ABC+CALC.  Também foi apresentada pela representante do Instituto 17, Larissa Boing a palestra “Integração da Igualdade de Gênero e da inclusão social nos Planos de ação Estadual”, onde foi evidenciado as vantagens do MRPA para a equidade de gênero.

No período da tarde, o Pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Airton Kunz, apresentou as contribuições da Embrapa ao MRPA, seus usos no meio rural e sua importância, ambiental, social e financeira. Em seguida o foi apresentada a palestra sobre a produção de biogás através do MRPA, onde o representante do Instituto 17 mostrou a produção atual de biogás do MRPA do Ceará (0,75 Mi Nm³/ano) e a produção potencial que o estado pode alcançar (53,5 Mi Nm³/ano), evidenciando as oportunidades para o estado. Também informou que o estado do Ceará, se utilizasse os dejetos animais como fertilizantes poderia economizar em fertilizantes químicos na ordem de 643 t/ano de fertilizantes nitrogenados e 90 t/ano de fertilizantes fosfatados.

O treinamento foi realizado através da parceria entre o Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA, Embrapa Suínos e Aves, Grupo Gestor Estadual do Plano Agricultura de Baixo Carbono -ABC+ e Instituto 17 e teve como objetivo integrar as ações voltadas ao fortalecimento do componente sobre Manejo de Resíduos da Produção Animal no Plano ABC+, apoiando os estados nas definições e no monitoramento de metas de mitigação, por meio de informações técnicas, ferramentas de apoio e capacitação.

Participaram do treinamento os representantes do MAPA/SFA-Ce, Unilab, SEMA, OCB, SDA, SDE, CEDR e Aprece.