Capacitação na Aprece orienta sobre organização de arquivos em câmaras e prefeituras

APRIMORAMENTO
19 de setembro de 2019

Gestores públicos, profissionais que atuam em arquivos, arquivistas e bibliotecários com atuação nas administrações públicas municipais cearenses participaram, na manhã desta terça-feira (19), de mais uma ação de capacitação promovida pela Aprece. Com o título Organização de Arquivos em Câmaras e Prefeituras: O que você precisa saber, o curso teve como objetivo introduzir aos alunos aspectos teóricos e legais da Gestão de Documentos com o objetivo de instrumentalizar o planejamento e implementação de programa de gestão arquivística de documentos em instituições públicas. A realização da iniciativa aconteceu graças a uma parceria com a empresa Mil Tecnologia e o apoio da União dos Vereadores do Ceará (UVC).

Após dar boas-vindas a todos durante a abertura do evento, o presidente da Aprece, Nilson Diniz, falou sobre a preocupação da entidade em desenvolver ações que colaborem com a organização e a estruturação das gestões municipais cearenses. Ele ressaltou que o foco da Aprece é sempre o de priorizar os pequenos municípios, notadamente os que mais necessitam de apoio e atenção.

O presidente da UVC, Guto Mota, parabenizou a Aprece por essa atuação, reforçando o grande impacto que a capacitação contínua pode gerar em termos de desenvolvimento do trabalho executado tanto pelo executivo quanto pelo legislativo municipal.

Em sua fala inicial, um dos palestrantes do curso, Júlio Guido Militão, diretor da Mil Tecnologia, reforçou que é fundamental para os municípios o estabelecimento de uma política arquivista eficiente e que a mesma vem sendo cobrada inclusive pelos órgãos de controle. “Com conhecimento e apoio, os municípios podem se organizar para realizar um trabalho de qualidade na área. Principalmente aqueles de pequeno porte”, garantiu.

As temáticas trabalhadas durante o curso foram: apresentação de noções básicas sobre arquivo; introdução à gestão de documentos;  aspectos legais da gestão de documentos públicos; política arquivística; classificação de documentos; avaliação de documentos e sistemas utilizados para gerenciamento de arquivos.

Veja as fotos em nosso Flickr.

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)

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