Capes regulamenta programa para fomentar a formação de professores da educação básica

EDUCAÇÃO
28 de setembro de 2018

A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), publicou nesta quinta-feira, 27, a Portaria Nº 219, que institui e regulamenta o Programa de Fomento à Formação de Professores da Educação Básica (ProF Licenciatura).

O objetivo é fomentar, nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, a formação de professores para a educação básica e a melhoria da qualidade da formação nos cursos de licenciatura.

O Programa de Fomento à Formação de Professores da Educação Básica apoiará a realização das atividades dos projetos aprovados pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e pelo Programa de Residência Pedagógica da Capes.

O fomento da Capes consiste na concessão de recursos de custeio às instituições, a serem destinados às atividades estabelecidas no projeto institucional que envolvam os licenciandos participantes do projeto e o acompanhamento das suas atividades, nas escolas, pelos coordenadores, docentes orientadores, supervisores e preceptores. O custeio deve priorizar as atividades que promovam a integração entre a IES e as escolas.

Todas as informações sobre o programa podem ser acessadas através da Portaria Nº 219, de 27 de setembro de 2019.

Mais notícias