Na última quinta-feira, 27 de abril, foi publicado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Edital 11/2017 que dispõe sobre a seleção de bolsistas para programa na Alemanha. As oportunidades são referentes ao Programa Cátedra Bonn, que concederá bolsa a notável pesquisador/professor sênior do Brasil, especialista nas áreas de ciências sociais e humanas, com foco no fenômeno de dependências assimétricas agravadas.
Aqueles que cumprirem os requisitos descritos no edital devem fazer inscrição até 30 de junho, na página do programa. O edital prevê a concessão de uma bolsa na instituição anfitriã com duração de, no mínimo, três meses e, no máximo, 12 meses; ou duas bolsas com duração de seis meses cada, conforme definido no cronograma. O resultado tem divulgação prevista para dezembro deste ano e as atividades, iniciadas em março de 2018.
O candidato selecionado receberá, pela Capes, bolsa no valor de €3.500, pagos apenas nos meses de efetiva permanência no país de destino; auxílio deslocamento; auxílio instalação e auxílio seguro-saúde. A instituição anfitriã oferecerá local de trabalho totalmente equipado, acesso às bibliotecas e a outras infraestruturas, em conformidade com as regras da instituição, apoio para encontrar alojamento e outras formalidades antes e depois da chegada do bolsista, por meio do Centro de Acolhimento, e, caso necessário, curso de alemão para pesquisadores internacionais.
Acesse aqui o edital.
Com informações do MEC.