Capes seleciona projetos na área de recursos hídricos

PESQUISA
15 de maio de 2017

Com o objetivo de estimular a realização de projetos que visem possibilitar pesquisas científicas e formação de recursos humanos em nível de pós-graduação nas áreas de regulação e gestão de recursos hídricos, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), lançou edital para seleção de propostas ao Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Regulação e Gestão de Recursos Hídricos (Pró-Recursos Hídricos).A intenção é contribuir para o desenvolvimento e a consolidação do conhecimento brasileiro contemporâneo na área.

Os temas prioritários são: modelagem e arranjos institucionais para gestão de recursos hídricos; instrumentos e ferramentas de gestão de recursos hídricos; governança e participação social na gestão de recursos hídricos; regulação de recursos hídricos; monitoramento, controle e fiscalização de usos da água; instrumentos, metodologias e tecnologias para alocação de água, recursos hídricos e florestas; e segurança de barragens.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global estimado de R$ 11,5 milhões, para financiar despesas de custeio, capital e bolsas. Os valores de custeio e capital serão oriundos da ANA e as bolsas aprovadas serão pagas diretamente pela Capes. Por projeto, está previsto o valor máximo unitário de R$ 963 mil, incluindo custeio, capital e bolsas. A duração máxima dos projetos deverá ser de 48 meses para a execução das atividades, podendo ser prorrogado por até 12 meses para finalização da análise dos dados.

Os projetos que cumprirem os requisitos descritos no edital devem ser inscritos até 28 de junho. A divulgação dos resultados está prevista para julho e a concessão dos auxílios, a partir de agosto.

Acesse a íntegra do Edital nº 16/2017.

Conheça o programa Pró-Recursos Hídricos.

Com informações do MEC.

 

Mais notícias