Carta aos Candidatos propõe pacto pela qualidade de vida

GESTÃO
13 de setembro de 2016

Em “Carta Aberta aos Candidatos a Prefeitos e Vereadores” nas eleições de outubro, o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) propõe à sociedade e aos políticos um pacto pela qualidade de vida da cidade.

O documento é resultado de debates ocorrido no I e no II Seminário Nacional de Política Urbana e Ambiental promovidos, respectivamente em abril e agosto, em Brasília, pela Comissão de Política Urbana e Ambiental, com apoio da Comissão de Relações Internacionais e do Fórum de Presidentes do CAU.  Igualmente foram recebidas, entre os dois eventos, contribuições dos CAU/UF. Por fim, a Carta foi aprovada na 18ª. Plenária Ampliada realizada no último dia 19 de agosto.

O pacto é estruturado em três grandes fundamentos: A governança metropolitana; o Plano de desenvolvimento urbano integrado e integrador da cidade e seu desdobramento para as escalas do bairro, da quadra, da rua e do lote; e o monitoramento constante das metas desses planos, a ser efetuada pelos gestores das cidades, com total transparência para a população.

De acordo com a Carta, o pacto proporcionará à Sociedade parâmetros para orientar sua reivindicação por cidades mais dignas e justas, na perspectiva de uma gestão democrática baseada no planejamento e organização, com a garantia da continuidade de planos, projetos e ações sem a demarcação do calendário eleitoral.

Por sua vez, os políticos contam no documento com as bases para a formulação ou aperfeiçoamento de seus programas de governo integrados à visão de um planejamento de longo prazo que expresse o compromisso com uma agenda urbana transformadora do destino das cidades e dos cidadãos brasileiros.

Veja AQUI a Carta na íntegra.

Mais notícias