“Ceará 2050 e os municípios cearenses” acontece quarta-feira (22)

PLANEJAMENTO
20 de maio de 2019

No próximo dia 22 de maio, quarta-feira, a Plataforma Ceará 2050 realiza o encontro: Ceará 2050 e os municípios cearenses, com o objetivo de reunir prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de planejamento para conhecer melhor o projeto da Plataforma e seus avanços. A reunião será às 9h, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza.

Ao longo dos últimos meses a Plataforma realizou discussões nas 14 Regiões de Planejamento do Estado, além de encontros para debates de temas específicos que aprofundaram cada etapa do Planejamento.

Aproximando-se de sua fase final de elaboração o próximo passo é instituir uma firme estratégia de governança para acompanhar a efetivação deste importante instrumento de planejamento.

 

Serviço

Ceará 2050 e os municípios cearenses

Data: 22 de maio de 2019

Horário: 9h

Local: Av. da Universidade, 2853, Benfica, Fortaleza/CE

 

 

Ceará 2050

 

A Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050 tem o objetivo de traçar estratégias para acelerar o crescimento econômico estadual nas próximas três décadas e atender, de forma mais eficiente, às expectativas da sociedade pela oferta de serviços essenciais – saúde, educação, abastecimento de água, segurança pública e geração de emprego e renda. Pensar o futuro do Ceará em curto, médio e longo prazo. Ao final da sua elaboração, em dezembro deste ano, um portfólio de projetos contemplará ações que se iniciam em 2019 e seguem ao horizonte de 2050.

Governos, entidades privadas, academia, movimentos sociais e sociedade civil estão convidados para um pacto pelo planejamento do estado que queremos ter até 2050. Nossa missão é discutir os próximos 30 anos numa perspectiva de promover o desenvolvimento econômico, social, territorial, institucional e ambiental.

Fases da elaboração da Plataforma Ceará 2050

Diagnóstico – Momento de Identificação das problemáticas e dos pontos fortes do presente e dos últimos 30 anos, e as influências que trouxeram ao desenvolvimento do Estado.

Análise da ambiência externa e construção de cenários – Olhar o entorno através de estudos de algumas soluções testadas em outros estados e países é a premissa inicial desta fase. Ao mesmo tempo, analisa e explora o conhecimento sobre tendências da economia, governos, sociedade e meio ambiente no horizonte de 2050. Assim, prospecta cenários futuros, a partir de temas estratégicos para o estado.

Elaboração da visão de futuro e objetivos estratégicos – Esta etapa olha a realidade apresentada pelo diagnóstico, soma às possibilidades encontradas nos cenários projetados e, com a visão e a participação da população, desenha o futuro desejado para o Ceará e o cearense.

Concepção de projetos estratégicos – Como vamos chegar lá? A resposta está em ações estratégicas que indicarão os caminhos, inclusive orçamentários, para que o que foi elaborado anteriormente possa ser efetivado de 2018 a 2050.

Consolidação e lançamento da Plataforma – Um modelo de gestão e governança da Plataforma está sendo discutido. Em breve um evento público realizará o lançamento dos documentos elaborados.

Fonte: Ceará 2050

Mais notícias