Ceará conta com mais 22 ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

SAÚDE
10 de dezembro de 2013

Na tarde desta segunda-feira, 9, foram entregues 22 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU Ceará Polo I. Com estas aquisições, a cobertura estadual dá um salto quantitativo, passando de 47 para 79 municípios, o que representa 48,8% da população do Interior. Destas 22 ambulâncias, quatro são avançadas, com UTIs móveis, e 18 são básicas.

As ambulâncias entregues pelo Governo do Estado beneficiarão o atendimento emergencial dos municípios do SAMU Ceará Polo I: Canindé, Boa Viagem, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Pedra Branca, Russas, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Jaguaribe, Alto Santo, Jaguaruana, Tabuleiro do Norte e Pereiro.

O SAMU Ceará Polo I passa a dar cobertura aos municípios de 10 regiões de saúde da macrorregião de Fortaleza e parte da macrorregião do Sertão Central, dando cobertura a 2.928.885 habitantes dos 79 municípios, que representam 48,8% da população do interior do Estado.  A exceção é Fortaleza, que tem SAMU próprio. A universalização da cobertura promovida pela Secretaria da Saúde do Estado se completará com a implantação do Polo 2, com cobertura de 1.554.685 habitantes de 55 municípios da macrorregião de saúde de Sobral, e do Polo 3, no Cariri, com cobertura de 1.516.626 habitantes de 49 municípios, prevista para o primeiro bimestre do próximo ano, com a chegada das ambulâncias do Ministério da Saúde.

De acordo com o governador Cid Gomes, estão a caminho do Ceará, mais 143 ambulâncias. Segundo Cid, a universalização do SAMU, juntamente com a implantação das unidades de saúde em todo o Estado, fazem parte de um compromisso do Governo com a população, de descentralizar e desafogar o atendimento em saúde.

Participaram da solenidade de entrega: o vice-governador Domingos Filho; o presidente do Conpam, Bruno Sarmento; o diretor do SAMU Polo I, Fabrício Augusto; a prefeita de Fortim e presidente da Aprece, Adriana Pinheiro; o superintendente das Redes de Unidade de Saúde do Estado, Lineu Jucá; os deputados federais Chico Lopes e Artur Bruno, o deputado estadual Mauro Filho e os secretários chefes da Casa Militar, coronel Brasil, e do Gabinete do Governador, Danilo Serpa, e vários prefeitos dos municípios beneficiados.

O repasse

O Ministério da Saúde vai repassar 363 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) para 199 municípios de 18 estados. O Ministério investiu R$ 50 milhões na compra dos veículos. Além desse valor, serão repassados recursos adicionais para custeio das unidades, no valor de R$ 35,8 milhões por ano. O ato reforça o empenho do Governo Federal para o fortalecimento da Política Nacional de Atenção às Urgências. Com isso, busca garantir o atendimento e o transporte de urgência qualificado para a população.

Com informações do Governo do Estado.

 

Mais notícias