O Ceará é o segundo estado do Brasil com maior número de escolas – 21 no total – de ensino médio (públicas estaduais) melhores classificadas, em 2019, pelo Ideb, atrás somente de São Paulo, com 83. Em seguida está Pernambuco, com sete, e empatados, com quatro escolas, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Esses e muitos outros dados podem ser conferidos no Ipece/Informe (nº 183 /novembro/2020) – Análise dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o Ensino Médio do Ceará, que acaba de ser publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará.
As 100 escolas com melhores IDEB – Rede Pública – 2019
Segundo as faixas de resultados do Ideb alcançadas pelas escolas cearenses para a rede estadual do ensino médio, nas edições de 2017 e 2019, houve “uma expressiva evolução na proporção de escolas com Ideb de 4,2 a 5,1, saindo de 14,9% em 2017 para 33,7% em 2019, e uma redução das escolas com menores Ideb (até 3,1), caindo de 12,3% para 1,3% no período avaliado. Tais resultados evidenciam o avanço na qualidade da educação no ensino médio na rede estadual do Ceará nos últimos anos”. O trabalho do Ipece tem como autores o analista de Políticas Públicas Cleyber Nascimento de Medeiros e a assessora Técnica Luciana de Oliveira Rodrigues, que tiveram a colaboração do estagiário João Bosco Gurgel Filho.
Das 21 escolas cearenses classificadas entre as 100 primeiras no país, com exceção do Colégio da Polícia Militar – Coronel Hervano Macedo Junior, todas as demais são escolas de ensino profissionalizante – observa o analista de Políticas Públicas Cleyber Nascimento. Em 2019, a escola da rede pública do ensino médio com maior nota no Ideb no Estado foi a escola EEEP Adriano Nobre, localizada no município de Itapajé, que também obteve o 4º lugar no ranking nacional, seguida pelas EEEP Professor Walquer Cavalcante Maia, de Russas, e EEEP Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio, em Sobral. Ele ressalta que o objetivo do trabalho foi apresentar os principais resultados alcançados pelo Ideb para o ensino médio, índice criado em 2007 e que é um dos principais parâmetros para mensurar e monitorar a qualidade do sistema educacional brasileiro.
Públicas e Privadas
O estudo do Ipece apresenta muitos outros dados, como, por exemplo, uma série histórica do Ideb para o ensino médio de 14 anos, considerando a rede geral (escolas públicas e privadas). Assim, revela que o Ceará saiu de uma nota 3,3 no Ideb, em 2005, para 4,4, em 2019, representando um crescimento relativo de 25% no período.
Outro dado mostrado no estudo do Ipece é que no Ceará a rede estadual é responsável por atender cerca de 89% dos alunos matriculados no ensino médio, segundo dados do Censo Escolar. “Em relação ao Ideb alcançado por essa rede no Estado, observam-se avanços positivos nos últimos anos. Enquanto que em edições anteriores do Ideb o Estado perdeu posições frente às demais unidades da federação, em 2017, ele avançou oito colocações, saindo da 12ª, em 2015, para dividir a 4ª colocação com o estado de São Paulo. Em 2019 o Ceará ficou novamente em 4º lugar, empatado com o Paraná” – afirma o Analista de Políticas Públicas.
Ele acrescenta que, entre 2017 e 2019, houve uma evolução de 0,6 na nota do Ideb da rede pública do Estado (saindo de 3,8 para 4,4), ficando o Ceará bem perto de atingir a meta estipulada pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (Inep), que estava projetada em 4,5. “Não obstante, mesmo não atingindo a meta projetada para 2019, o Estado apresentou avanços importantes durante as duas últimas edições do Ideb com possibilidade de alcançar a meta final de 4,8 em 2021, caso mantenha a taxa de crescimento observada neste último ano” – conclui.
15 melhores escolas da rede estadual no IDEB do ensino médio – Ceará – 2019
Fonte: Governo do Estado