Ceará lança ação integrada de enfrentamento à dengue, zika e chikungunya

SAÚDE
26 de maio de 2017

O governador Camilo Santana assinou, na manhã desta quinta-feira (25), o Pacto de Cooperação por políticas de enfrentamento à dengue, zika e chikungunya e lançou a gincana “Educação em ação, mosquito aqui não!”, uma parceria entre as Secretarias da Saúde e da Educação. O início da ação integrada de combate ao mosquito Aedes aegypti foi realizado na inauguração da nova sede da Escola de Ensino Fundamental e Médio Poeta Patativa do Assaré, no bairro Granja Lisboa, no Grande Bom Jardim, em Fortaleza.

“Há todo um trabalho articulado para que dentro das escolas, através de gincanas, através da participação dos alunos, a gente possa eliminar tanto os focos quanto os mosquitos que estão trazendo uma série de problemas para a saúde pública cearense. É importante a gente enfrentar as doenças e engajar a comunidade. E a escola é um ambiente de engajamento e de conhecimento. Vamos somar todos os esforços para enfrentar esse problema, com uma grande campanha, para combater o mosquito em Fortaleza e todo o Ceará”, afirmou o governador.

A gincana, que acontece até junho, pretende estimular os estudantes de toda a rede pública estadual a desenvolver ações de combate ao mosquito e levar a lição da escola para dentro de casa. Grupos de até 15 alunos terão a missão de envolver a comunidade para eliminar os focos que proliferam dengue, zika e chikungunya. Entre os vencedores da bateria de provas e desafios, serão sorteados dois pacotes de viagens.

“Estamos trazendo com ênfase nas escolas o combate ao mosquito. Vamos aproveitar o ambiente educacional para promover a divulgação de informações de forma didática, envolvendo tanto os jovens estudantes quanto as famílias de comunidades de todo o Estado. Queremos chegar em 2018 com mais mobilização e menos casos de doenças”, explicou o titular da Secretaria da Saúde, Henrique Javi.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Mais notícias