Ceará recebe mais uma Unidade Odontológica Móvel

SAÚDE
26 de outubro de 2015

O Ministério da Saúde (MS) está doando para 107 municípios brasileiros, 117 Unidades Odontológicas Móveis. No Ceará, desta vez, o município de Viçosa do Ceará será contemplado com o novo equipamento. O objetivo da ação é ampliar a assistência bucal na rede pública de saúde do Brasil e que mais de 350 mil pessoas residentes em locais de difícil acesso, populações indígenas e em situação de rua, passem a ter acesso ao tratamento dentário.

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, essa ação permite descentralizar a assistência à saúde e dar atendimento à população dentro da região onde as pessoas moram. “Trata-se de uma medida estratégica para garantir o acesso aos serviços da rede pública pela população”, enfatizou o ministro.

As unidades, doadas pelo Ministério da Saúde às prefeituras, priorizou, para 2015, 117 municípios, sendo que 103 unidades móveis serão destinadas aos municípios do Plano Brasil Sem Miséria para atender, principalmente, a população rural. Do total, sete serão alocadas em Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) e sete para Consultórios na Rua, criados com o objetivo de ampliar o acesso das pessoas em situação de rua aos serviços de saúde. Ao todo, foram investidos R$ 18 milhões na compra dos veículos e equipamentos, além de R$ 6,5 milhões por ano que serão repassados pelo governo federal para o custeio das unidades.

Cada unidade conta com um consultório odontológico completo, com a mesma capacidade de atendimento de um consultório odontológico tradicional, contendo cadeira odontológica, raio-x, autoclave para esterilização do material, além de equipamentos dentários para o uso dos profissionais. Cada uma delas pode realizar cerca de 350 atendimentos por mês.

Mais notícias