Cearenses recebem gratuitamente teste rápido de Hepatite C

SAÚDE
27 de julho de 2016

A Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH), em parceria com o Rotary Club, realiza um mutirão de testes rápidos de Hepatite C, direcionado para homens e mulheres com mais de 40 anos, em Fortaleza. A semana da Hepatite Zero – Projeto Mundial de Erradicação, segue até o próximo domingo, 31 de julho, e tem testagem rápida nos 26 estados e também no Distrito Federal. Os testes são gratuitos.

Hoje existem mais de meio bilhão de portadores das Hepatites B e C no mundo e, segundo a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais são um dos maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a AIDS. Diante disto, o desafio da campanha é de diagnosticar a presença do vírus e conter a doença antes de ocorrerem os danos que ela acarreta ao fígado.

As pessoas que apresentarem resultado reagente para o teste rápido devem ser informadas de forma bem simples, sem alarde e com privacidade. Devem ser informados que o teste foi “reagente”, o que significa que em algum momento esta pessoa entrou em contato com o vírus HCV, não importando a forma. Para saber e confirmar se realmente a doença está instalada são necessários exames laboratoriais que, a pedido médico, devem ser realizados o quanto antes for possível.

No Ceará

Cerca de 2% da população do Ceará tem hepatite tipo B ou C, Segundo o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Estatísticas do Ministério indicam três milhões de brasileiros com o vírus da hepatite C e três milhões com o vírus da hepatite B.

A doença é assintomática até as suas fases mais avançadas e, geralmente, quando o portador percebe os primeiros sintomas, já é tarde demais e a única possibilidade de cura seria um transplante de fígado.

Locais – datas – horários dos testes em Fortaleza:

26 de julho de 2016

Rotary Club Fortaleza: Praça do Ferreira – Centro (das 9h às 16h)

27 de julho de 2016

Rotary Club Fortaleza: Avenida Dr. Silas Munguba, 565 – Parangaba (das 9h às 16h)

30 de julho de 2016

Rotary Club Fortaleza: Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé (das 9h às 16h)

Rotary Club Eusébio: Praça Principal de Eusébio – Centro (das 9h às 16h)

31 de julho de 2016

Rotary Club Crato: Rua JPB de Menezes s/n (Paróquia Nossa Sra. Aparecida) (das 9h às 16h)

Mais informações através do telefone 0800 778 0555.

Acesse aqui o site da Campanha.

Mais notícias