Estão abertas as inscrições para o treinamento virtual oferecido pela Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), no âmbito do Programa de Formação Continuada em Ouvidorias (Profoco). O curso terá como tema “Avaliação de serviços e conselho de usuários”.
A capacitação, gratuita e aberta a todos os interessados, ocorrerá por meio de eventos ao vivo pela internet, divididos em quatro aulas, com carga horária total de 12 horas. O curso será realizado entre os dias 24 de agosto e 2 de setembro.
Os quatro módulos do treinamento são: O Conselho de Usuários e a avaliação de serviços públicos; Preparando o terreno para a avaliação de serviços por meio da Plataforma Virtual do Conselho de Usuários; Da teoria à prática: a Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos; Consolidando dados e colocando a mão na massa.
PROGRAMAÇÃO DO CURSO “AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS E CONSELHO DE USUÁRIOS”
Módulo 1: O Conselho de Usuários e a avaliação de serviços públicos
Dia: 24/08/2020
Horário: 14h30 às 17h30
Módulo 2: Preparando o terreno para a avaliação de serviços por meio da Plataforma Virtual do Conselho de Usuários
Dia: 26/08/2020
Horário: 14h30 às 17h30
Módulo 3: Da teoria à prática: a Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos
Dia: 31/08/2020
Horário: 14h30 às 17h30
Módulo 4: Consolidando dados e colocando a mão na massa
Dia: 02/09/2020
Horário: 14h30 às 17h30
Conselhos de Usuários
A Controladoria-Geral da União (CGU) lançou no dia 4 de agosto a Plataforma Virtual dos Conselhos de Usuários de Serviços Públicos, que irá conectar os cidadãos aos gestores responsáveis pelos serviços. Por meio da plataforma, qualquer pessoa poderá se inscrever e tornar-se conselheira, sugerir propostas de melhorias e propor soluções para o melhor atendimento às necessidades da população, além de produzir e responder enquetes sobre os serviços públicos.
O Conselho de Usuários de um serviço público é formado pelo conjunto de voluntários que se inscreverem na Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. Uma pessoa pode voluntariar-se para auxiliar na melhoria de quantos serviços julgar conveniente, em um ou mais órgãos. A instituição desse mecanismo foi prevista na Lei 13.460/2017, a Lei de Defesa dos Direitos do Usuário dos Serviços Públicos.
Os conselheiros auxiliarão na melhoria dos serviços prestados de duas formas principais: na resposta a consultas formuladas pelo gestor do serviço e pela ouvidoria e na proposição de ideias para melhorar os serviços, as quais poderão ser comentadas e apoiadas pelos demais conselheiros.
Profoco em Casa
Diante da grande demanda por capacitação em Ouvidoria, a Ouvidoria-Geral da União (OGU) desenvolveu, em 2013, o Programa de Formação Continuada em Ouvidorias (PROFOCO), que oferece oportunidades para aqueles que trabalham em ouvidorias ou se interessam pelo tema.
Ser capacitado para executar os trabalhos típicos das ouvidorias é o primeiro passo para que o agente público cumpra bem com sua missão. As atribuições têm aumentado, em especial com a edição da Lei nº 13.460/2017 (Lei de Defesa do Usuário do Serviço Público), e, para executá-las, é necessário qualificar tanto ouvidores quanto a equipe das ouvidorias públicas.
Em função da pandemia do coronavírus (Covid-19), a OGU criou o Profoco em Casa, oferecendo treinamentos abertos a todos os interessados, por meio de eventos virtuais, ao vivo, com o objetivo de continuar oferecendo conhecimentos específicos e práticos necessários ao atendimento de qualidade ao cidadão, possibilitando a contínua melhoria dos serviços públicos prestados.
Fonte: CGU