Fase escolar marca início da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE
09 de abril de 2025

As escolas cearenses já podem cadastrar projetos para participar da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que nesta edição traz como tema “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”. A ação é voltada a unidades de ensino que tenham turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Podem ser delegados da Conferência crianças e adolescentes de 11 a 14 anos.

Os projetos podem ser cadastrados na plataforma da CNIJMA até o próximo dia 30 de maio.

A iniciativa se traduz num processo pedagógico e formativo de Educação Ambiental que reúne estudantes, profissionais de educação e comunidades escolares, com a intenção de gerar pesquisas, diálogos, troca e construção de conhecimentos, reflexões e ações transformadoras sobre relevantes questões socioambientais que afetam o cotidiano das pessoas. A ação também faz parte do movimento de preparação do país para a Conferência do Clima (COP30), em Belém (PA).

A CNIJMA é organizada pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A Conferência será realizada em etapas, e a primeira delas, a Escolar, já está em fase de execução desde o dia 1º de abril e segue até o próximo dia 16 de maio. Na sequência haverá a etapa municipal, a ser feita até o dia 28 do mesmo mês. Logo após, terá início a etapa regional, que ocorrerá até o dia 15 de junho. A fase seguinte é a estadual, que deve acontecer de 24 a 26 de junho. Por fim, a etapa nacional da Conferência ocorrerá em Brasília, de 2 a 5 de setembro deste ano.

A CNIJMA contribui, ainda, para dar voz aos estudantes para participarem das soluções ambientais, engajando-os na construção de um futuro mais sustentável e justo. Além disso, a Conferência apoia a implementação da Lei nº 14.926/2024, que torna obrigatórios temas como biodiversidade e mudanças climáticas no currículo escolar a partir de 2025. A ação colabora, ainda, para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de números 4 (Educação de Qualidade), 6 (Água Potável e Saneamento), 13 (Ação Climática) e 18 (Igualdade Étnico-Racial).

 

Fonte: Seduc CE