As escolas cearenses já podem cadastrar projetos para participar da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que nesta edição traz como tema “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”. A ação é voltada a unidades de ensino que tenham turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Podem ser delegados da Conferência crianças e adolescentes de 11 a 14 anos.
Os projetos podem ser cadastrados na plataforma da CNIJMA até o próximo dia 30 de maio.
A iniciativa se traduz num processo pedagógico e formativo de Educação Ambiental que reúne estudantes, profissionais de educação e comunidades escolares, com a intenção de gerar pesquisas, diálogos, troca e construção de conhecimentos, reflexões e ações transformadoras sobre relevantes questões socioambientais que afetam o cotidiano das pessoas. A ação também faz parte do movimento de preparação do país para a Conferência do Clima (COP30), em Belém (PA).
A CNIJMA é organizada pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A Conferência será realizada em etapas, e a primeira delas, a Escolar, já está em fase de execução desde o dia 1º de abril e segue até o próximo dia 16 de maio. Na sequência haverá a etapa municipal, a ser feita até o dia 28 do mesmo mês. Logo após, terá início a etapa regional, que ocorrerá até o dia 15 de junho. A fase seguinte é a estadual, que deve acontecer de 24 a 26 de junho. Por fim, a etapa nacional da Conferência ocorrerá em Brasília, de 2 a 5 de setembro deste ano.
A CNIJMA contribui, ainda, para dar voz aos estudantes para participarem das soluções ambientais, engajando-os na construção de um futuro mais sustentável e justo. Além disso, a Conferência apoia a implementação da Lei nº 14.926/2024, que torna obrigatórios temas como biodiversidade e mudanças climáticas no currículo escolar a partir de 2025. A ação colabora, ainda, para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de números 4 (Educação de Qualidade), 6 (Água Potável e Saneamento), 13 (Ação Climática) e 18 (Igualdade Étnico-Racial).
Fonte: Seduc CE