Comissão Intergestora da Saúde apresenta ofício com demandas à Sesa

SAÚDE
12 de março de 2015

Membros da Comissão Intergestora da Saúde, organizada pela Aprece e pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), estiveram reunidos com o Secretário de Saúde do Estado, Carlile Lavor, na tarde da última quarta-feira (11). O objetivo do encontro foi apresentar um ofício contendo a síntese das propostas para o fortalecimento da Saúde no Ceará, no âmbito municipal. No documento, foram apresentadas diversas demandas à Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), bem como ao governador Camilo Santana, com quem a Comissão deve agendar data para reunião em breve.

O ofício foi formulado a partir de alguns encontros realizados recentemente na Aprece pela Comissão Intergestora da Saúde, formada por diversos representantes municipais. Nesses momentos de discussão, foram debatidas as dificuldades enfrentadas pelas cidades cearenses para gerir seus equipamentos de Saúde, a exemplo dos hospitais polos, hospitais de pequeno porte e policlínicas dentre outros; destacando-se os elevados custos com a manutenção e pagamento de pessoal, o que tem onerado expressivamente as administrações municipais.

No documento apresentado ao Secretário de Saúde, a Comissão elencou as proposições mais importantes desses debates. Entre elas, a redistribuição de recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) para custeio e investimentos na área da Saúde; o prosseguimento de projetos e ações para a liberação de recursos federais e estaduais obtidos por meio de emendas parlamentares; e a revisão do financiamento para os hospitais pólos e hospitais de pequeno porte.

“Destacamos que todos os municípios enfrentam graves problemas na execução dos serviços de Saúde. O volume de recursos necessários para prestação dos serviços de forma resoluta e com a qualidade que a população necessita é muito elevado, ultrapassando o potencial do orçamento municipal, onerando-o de forma significativa e principalmente comprometendo a qualidade do atendimento ao usuário. Estas proposições são viáveis e possibilitarão o fortalecimento da rede e a superação das dificuldades apontadas”, encerrava o documento entregue à Sesa.

O ofício foi entregue ao Secretário Carlile Lavor e sua equipe pelo Presidente da Comissão Intergestora da Saúde e Prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta; o Presidente do Cosems/CE,  Willames Freire; a e os Assessores Técnicos da  Aprece e do Cossems/CE, respectivamente Roberta de Paula e Ângelo Leite.

 

Mais notícias