Coordenador do Sindjustiça é recebido em audiência na Aprece

REUNIÃO
05 de novembro de 2014

O Coordenador Geral do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceara (Sindjustiça), Roberto Eudes, foi recebido, na manhã desta quarta-feira (5), pelo presidente em exercício da Aprece, Expedito José do Nascimento. O encontro fez parte do trabalho que o sindicato tem feito em parceria com os aprovados no último concurso promovido pelo Tribunal de Justiça do Ceapa (TJ-CE) para regularizar a situação dos servidores dos fóruns de todo o Ceará.

Segundo o representante do Sindjustiça, diferente do que é determinado por lei, as comarcas do interior abrigam em seus fóruns, pelo menos, 50% de servidores cedidos por prefeituras, terceirizados ou estagiários. Consequentemente, os poucos profissionais em exercício não são devidamente qualificados e por isso não conseguem atender a demanda de processos. Os fóruns do Ceará, atualmente, abrigam poucos profissionais. Além do excesso de demanda, a mão de obra oferecida por esses órgãos nem sempre é qualificada, provocando acumulo de processos e, em alguns casos, quebra de informações sigilosas da justiça.

Ele solicitou da Aprece apoio na luta para solucionar esse problema, que, além de tudo, onera os cofres públicos municipais, uma vez que grande parte dos servidores são cedidos e remunerados pelas prefeituras. Na oportunidade, a Aprece solicitou o repasse de um levantamento que foi realizado pelo sindicato em todos os fóruns cearenses, sobre a real situação em cada município. Durante a reunião, também foi mencionada a abertura de vagas surgidas por aposentadoria ou transferência, considerando quantidade de terceirizados, concursados, estagiários e concursados. Atualmente existem cerca de 1.400 pessoas no cadastro de reserva do TJ-CE que poderiam ser aproveitadas para equacionar esse problema. Em dezembro desse ano, devem ser convocados os 236 aprovados no último concurso do Tribunal.

Mais notícias