Crianças de até 12 anos podem ser registradas em escola de Fortaleza

MOBILIZAÇÃO
05 de setembro de 2016

Funcionários da Corregedoria Geral da Justiça do Ceará Durante estarão durante os sábados dos meses de setembro e outubro, em escolas da rede pública de ensino para emitir certidões de nascimento para crianças de até 12 anos que ainda não possuem o registro civil. Para participar da mobilização, os pais deverão comparecer ao local munidos de documentos de identidade e CPF, declaração de nascimento da criança, comprovante de residência e, se forem casados, deverão apresentar a certidão de casamento.

Dados do Censo de 2010 mostram que, no Ceará, cerca de 9 mil crianças vivem sem o registro de nascimento.“Precisamos diminuir esse número e proporcionar a essas crianças o acesso às certidões de nascimento”, ressalta o coordenador da ação, o juiz auxiliar da Corregedoria, Demetrio Saker. Neto.

Até o dia 22 de outubro, mais cinco escolas públicas de Fortaleza receberão a mobilização que acontecerá sempre aos sábados. A emissão de certidões de nascimento faz parte do Programa de Erradicação do Sub-Registro Civil, idealizado pela Corregedoria Nacional de Justiça. As ações contarão com a parceria dos cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais da Capital e da Secretaria de Educação de Fortaleza.

Registro Civil

Sem o registro civil – ou certidão de nascimento -, o cidadão não existe para o Estado. A certidão de nascimento é feita no livro do cartório, uma única vez. Sem ela a pessoa não pode exercer os seus direitos civis, políticos, econômicos e sociais. A inexistência do registro civil impede o cidadão de obter  documentação básica, e sem ela não poderá cadastrar-se em programas sociais, matricular-se em escolas, abrir conta em banco, obter crédito, votar, entre outras limitações. No caso das crianças, a falta de registro aumenta a vulnerabilidade ao trabalho infantil, à exploração sexual, ao aliciamento para atividades criminosas e ao tráfico de crianças.

Calendário

10.09 – Escola Municipal Dois de Dezembro

Endereço: Rua Araquem, nº 860, na Barra do Ceará

17.09 – Escola Municipal Santos Dumont

Endereço: Rua Geraldo Barbosa, nº 240, Bom Jardim

24.09 – Centro de Educação Infantil Edith Braga

Endereço: Rua Capitão Vasconcelos, nº 1061, Aerolândia

8.10 – Escola Municipal Antônio Sales

Endereço: Rua Tavares Iracema, nº 675, Rodolfo Teófilo

22.10 – Escola Municipal Professor Francisco de Melo Jaborandi

Endereço: Avenida Contorno Norte, nº 198, São Cristóvão

Com informações do G1.

Mais notícias