Curso da Defesa Civil nacional orienta gestores na solicitação de recursos para resposta a desastres

CAPACITAÇÃO
12 de novembro de 2020

Como parte do Plano de Formação Continuada em Proteção e Defesa Civil, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) lançou segundo módulo de capacitação para agentes das defesas civis municipais, servidores e outros interessados que atuem na área.

O novo ciclo de ensino à distância irá orientar os participantes para utilização do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), a partir do detalhamento de cada uma das etapas de solicitação de recursos para ações de assistência humanitária, operação carro-pipa e restabelecimento. As inscrições no módulo e o acesso ao conteúdo podem ser feitos no site da Escola Virtual. O início das atividades é imediato.

Na grade do módulo estão programadas quatro unidades, com as quais os estudantes vão aprender a solicitar recursos, acompanhar o andamento da solicitação e finalizar o processo. Ao final do módulo, que possui carga horária de 40 horas, será emitido certificado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Formação continuada
O Plano de Formação Continuada em Proteção e Defesa Civil, previsto na Portaria 2.457/2020, estabelece uma base contínua de capacitações no país entre 2019 e 2023. A Sedec já realizou o módulo de “acesso ao S2ID” e o módulo de “registro e reconhecimento”, com conteúdo diferenciado para usuários municipais e estaduais. A versão do Módulo 2 para usuários estaduais e o Módulo 3 – sobre as etapas de solicitação de recursos para ações de reconstrução – serão lançados até dezembro.

Capacitações da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil

2020
Capacitação em EAD para utilização do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres – S2iD
Módulo 0 – Acesso ao Sistema – todos os usuários
Módulo 1 – Registro e Reconhecimento – usuário municipal
Módulo 1 – Registro e Reconhecimento – usuário estadual
Módulo 2 – Solicitação de Recursos para as Ações de Resposta – usuário municipal

Fonte: Agência CNM de Notícias

 

Mais notícias