Dia D da vacinação contra sarampo acontece nesta sexta-feira em 158 municípios cearenses

VACINAÇÃO
27 de junho de 2014

Nesta sexta-feira, 27, será considerado o Dia D de vacinação contra o sarampo nos 158 municípios que não foram abrangidos na campanha para enfrentamento do surto no Ceará, iniciada no dia 27 de janeiro.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para todo o Estado é 95%, mais de 265 mil crianças de seis meses a menores de cinco anos nos municípios participantes da campanha de seguimento, que será realizada até dia 18 de julho.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado no mês passado pela Secretaria da Saúde do Estado, no Ceará foram notificados 415 casos suspeitos de sarampo entre 25 de dezembro de 2013 e 12 de maio deste ano, e confirmados 161 casos em Fortaleza (118 casos), Aracati (1 caso), Camocim (1 caso), Caucaia (3 casos), Itaitinga (1 caso), Itapipoca (1 caso), Jaguaribe (1 caso), Maracanaú (1 caso), Maranguape (1 caso), Trairi (3 casos), Tururu (2 casos) e Uruburetama (28 casos).Antes do surto recente, o último caso confirmado de sarampo no Ceará ocorreu em 1999.

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, é altamente contagiosa e afeta principalmente crianças. É transmitida através de gotículas expelidas pelo nariz, boca ou garganta de pessoas infectadas. Os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8-12 dias após a infecção, incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos, e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. Vários dias depois, uma erupção se desenvolve, geralmente começando no pescoço e na face e gradualmente se espalhando pelo corpo. A principal forma de prevenção é a vacinação, com a tríplice viral disponível nos postos de saúde durante todo o ano. 

Mais notícias