Uma semana de atividades em vários municípios marca no Estado as comemorações do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, este ano com o tema “Saúde universal: para todos, em todos os lugares”. A programação do #SaúdeParaTodos será encerrada pela Secretaria da Saúde do Ceará no domingo, dia 8, com uma manhã de promoção da saúde no Parque do Cocó, das 8 às 12 horas, com aula de zumba, alongamento, orientação e avaliação nutricional, verificação de pressão arterial, medição do Índice de Massa Corpórea (IMC), entre outas atividades.
Em 2018, as Coordenadorias Regionais de Saúde (Cres) também foram envolvidas na iniciativa e realizarão programação alusiva à data em pelo menos 27 municípios cearenses. A maior parte das atividades no interior do Estado será realizada no dia 6 de abril, próxima sexta-feira.
Os Conselhos Estadual e Nacional de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza também estão participando com ações voltadas para prestar serviços à população ao longo desta semana.
Na manhã de 8 de abril, o Parque do Cocó sedia também a comemoração ao Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz (6 de abril), com o objetivo de democratizar a atividade física e o lazer e em comemoração ao Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz (6 de abril), a Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), promoverá a segunda edição do evento “Esporte na Rua”, que deve contar com 200 crianças que fazem atividades esportivas.
#SaúdeParaTodos
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde universal é garantir que todas as pessoas e comunidades tenham acesso aos serviços de saúde sem qualquer tipo de discriminação. Abrange toda a gama de serviços de saúde, incluindo promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos, que devem ser de qualidade, integrais, seguros, eficazes e acessíveis a todos.
Como expressão da saúde para todos no século XXI, a saúde universal exige o envolvimento de todos os setores da sociedade para combater a pobreza, a injustiça social, as lacunas educacionais e as condições de vida precárias, entre outros fatores que influenciam a saúde das pessoas. O principal objetivo do Dia Mundial da Saúde de 2018 é aumentar a conscientização sobre a necessidade de cobertura e acesso à saúde universal e os benefícios que isso pode trazer.
Esporte e Saúde
A iniciativa de aliar atividade física e saúde é uma forma de alertar a população para a necessidade de cada cidadão se sentir também responsável pelos próprios cuidados. O Ceará constrói no momento um novo modelo de saúde voltado para uma visão sistêmica, que prioriza também a prevenção e promoção.
“Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, que tem como tema Saúde para Todos, é importante para a gente refletir e compreender exatamente o que quer dizer o conceito de saúde. Quando a gente traz o tema Saúde para Todos, falamos dos mecanismos que preservam o estado saudável e que previnem o adoecimento”, avalia o secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi.
No Estado, um trabalho de organização e gestão está em desenvolvimento para atender a essa mudança. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) está elaborando a segunda fase do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará, o Proexmaes II, que será objeto de contrato de financiamento pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em execução a partir deste ano. Estão em preparação dez projetos estratégicos que integrarão o Proexmaes II.
Com mais acesso à informação e com o avanço da educação em saúde, o Ceará poderá contar com cidadãos mais predispostos a participar das decisões relacionadas à sua saúde e com maiores níveis de responsabilidade quanto ao seu processo pessoal de cuidados. As mudanças precisam adequar o sistema de saúde às necessidades da população, que está envelhecendo mais e sendo mais acometida por condições crônicas (como diabetes e hipertensão arterial).
Palestra
Na sexta-feira (6), das 7h30min às 12 horas, haverá na Praça do Ferreira prestação de serviços à comunidade e atendimento jurídico sobre os direitos de acesso integral à saúde, em parceria com a Associação dos Diabéticos e Hipertensos do Ceará e Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No dia 7 de abril (sábado), serviços da Secretaria Municipal de Saúde serão oferecidos na Praça da Lagoinha, no Centro de Fortaleza.
Clique aqui e veja a programação.
Fonte: Governo do Estado.