Dia Mundial da Vida Selvagem é comemorado nesta quinta-feira

MEIO AMBIENTE
01 de março de 2016

No Brasil, as Listas Nacionais Oficiais de Espécies Ameaçadas de Extinção mostram que 1.173 espécies da fauna e 2.113 da flora correm o risco de desaparecer. E para promover o debate sobre a relação do homem com a biodiversidade e a sua conservação é comemorado no dia 3 de março, próxima quinta-feira, 3, o Dia Mundial da Vida Selvagem.

De acordo com informações do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), 475 milhões de animais silvestres morrem, por ano, atropelados nas rodovias do País, o equivalente a mais de 15 animais por segundo. Os animais que mais morrem nas estradas são os pequenos vertebrados, como sapos, cobras e aves de menor porte. Eles respondem por 90% dos atropelamentos. O restante se divide em animais de médio porte, como macacos e gambás, com 40 milhões, e de grande porte, como antas, lobos e onças, com 5 milhões.

Nesta segunda-feira, 29 de fevereiro, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) publicou uma série de matérias especiais que reafirmam o valor intrínseco da vida selvagem, e durante toda a semana, serão apresentados os trabalhos de voluntários em vários parques nacionais. A matéria especial vai mostrar que os programas de voluntariados são uma forma para a sociedade conhecer, aprender a amar e proteger a vida selvagem.

Ainda sobre o tema educação ambiental serão apresentadas outras iniciativas desenvolvidas em alguns parques nacionais brasileiros, que são unidades de conservação vinculadas ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Dentre as informações divulgadas , o MMA informa que metade das espécies ameaçadas de extinção já tem Plano Nacional de Ação (PAN), visando garantir a sua proteção. Os PANs são políticas públicas, pactuadas com a sociedade, que identificam e orientam as ações prioritárias para combater as ameaças que põem em risco populações de espécies e os ambientes naturais e, dessa forma, protegê-los.

Mais informações através do MMA. 

Mais notícias