Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti é lançado no Ceará

CAMPANHA
15 de fevereiro de 2016

No último sábado (13), o Governo do Estado do Ceará realizou o lançamento do Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti, em Crateús, no Sertão dos Inhamuns. Ao lado de autoridades locais e estaduais, a vice-governadora Isolda Cela visitou casas do bairro Venâncio e conversou com os moradores sobre os cuidados para evitar a propagação do mosquito, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.“Não adianta o Governo fazer sua parte se a população não estiver envolvida. O engajamento em favor da vida deve ser geral, de cada cidadão e cidadã”, salientou.

O comandante do 40ª Batalhão de Infantaria, tenente-coronel Dartangnan Ferreira, falou qual será a atuação dos militares durante a campanha. “Em Crateús, os militares serão destacados para pontos importantes, de grande movimento de pessoas, com o objetivo de orientar a população na luta contra o mosquito. Tivemos a capacitação de 210 homens, que estão aptos para atuarem junto dos profissionais da saúde”, pontuou.

Para Izolda Cela, o envolvimento das Forças Armadas atesta que o caso é grave e deve ser combatido. “O Exército Brasileiro na guerra contra o mosquito demonstra a gravidade do problema que temos e como deve ser tratado. Uma instituição comprometida com as mais diversas causas de segurança nacional e que só vem somar com o Governo do Estado”, enfatizou.

De acordo com a vice-governadora, a prevenção em todo Estado está garantida. “Essa mobilização é realizada simultaneamente em diversas cidades brasileiras. No Ceará, são 17 municípios foram destacados pelo Ministério da Saúde para receber a ação militar, que será permanente e vai abranger todo o Estado. É o governador em campo, secretários e tantas outras representações juntos nesta campanha”, salientou.

Cuidados

Para impedir a proliferação do mosquito, é fundamental eliminar todos os potenciais focos de água parada. Se isso não for possível, é necessário que todos os locais de armazenamento de água sejam mantidos bem fechados e protegidos com telas e tampas adequadas. É importante ressaltar que o tratamento da água não substitui a necessidade de remoção e proteção dos potenciais criadouros do Aeds aegypti. Baldes, potes, quartinhas, bacias, camburões e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito.

A orientação da Secretaria da Saúde do Estado é que as famílias mantenham os quintais sempre limpos. É preciso também recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados. Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Mais notícias