Aprece participa do “Diálogos Ceará–Suécia sobre Economia Circular e Resíduos Sólidos”

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
03 de novembro de 2025

A Aprece marcou presença no evento internacional “Diálogos Ceará–Suécia sobre Economia Circular e Resíduos Sólidos”, realizado entre 29 e 31 de outubro, no auditório da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), em Fortaleza. A entidade foi representada por seu Analista em Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Daniel Camurça, que atuou como mediador em painel sobre Tópicos Especiais de Governança, realizado no último dia do encontro.

O painel teve como objetivo discutir experiências e estratégias inovadoras de governança aplicadas à gestão de resíduos sólidos e à promoção da economia circular em diferentes contextos, destacando a transição de políticas nacionais para ações regionais e locais e os principais desafios a serem enfrentados nesse processo.

Em sua abertura, Daniel Camurça fez uma breve contextualização sobre a importância da governança integrada e colaborativa, ressaltando que o avanço da economia circular depende de uma articulação entre governos, sociedade civil, setor privado e instituições de ensino e pesquisa. O mediador também lançou uma questão norteadora que guiou as discussões ao longo do painel, promovendo o diálogo entre experiências internacionais e locais.

O debate contou com a participação de importantes especialistas nacionais e estrangeiros, como Åsa Stenmark, da Agência Ambiental da Suécia (SwEPA), que apresentou as estratégias de implementação da gestão de resíduos e da economia circular no país escandinavo, destacando o papel da coordenação entre diferentes níveis de governo. Já Sandra Lindblom, da MILAV abordou o planejamento municipal, o envolvimento das partes interessadas e o controle de dados como elementos-chave para o manejo eficiente dos resíduos sólidos.

Ainda integrando a lista de painelistas, Brito Júnior, representando o Consórcio de Manejo de Resíduos Sólidos do Cariri (Comares Cariri), compartilhou as estratégias dos consórcios intermunicipais do Ceará para o encerramento dos lixões e a consolidação de aterros sanitários regionais. Alceu Galvão, da Agência Reguladora do Ceará (Arce), tratou dos desafios regulatórios e da qualidade dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos no Estado, com foco na sustentabilidade e na circularidade dos recursos.

Ao final, Daniel Camurça conduziu uma rodada de reflexões complementares, estimulando os painelistas a aprofundarem o debate sobre como fortalecer a governança local e regional para tornar as políticas públicas mais eficazes e alinhadas aos objetivos da economia circular. Também mediou os questionamentos feitos pelo público participante do painel, que contou com tradução simultânea português ↔ inglês, favorecendo a troca de experiências entre os representantes suecos e brasileiros.

O evento foi promovido pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, em parceria com o Governo da Suécia e diversas instituições brasileiras e internacionais. Os três dias de programação reuniram gestores públicos, pesquisadores, especialistas e representantes de empresas para discutir soluções inovadoras em gestão de resíduos, energia e sustentabilidade.

A Aprece, com essa participação no evento, demonstrou, mais uma vez, seu comprometimento em contribuir para o fortalecimento das políticas ambientais nos municípios cearenses, estimulando a cooperação internacional e o intercâmbio de boas práticas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à melhoria da qualidade de vida da população.