Divulgada programação de shows do Festival de Música da Ibiapaba

FESTIVAL
19 de julho de 2016

O Festival Música na Ibiapaba, principal evento de formação musical no Ceará com foco em música popular e responsável por revelar várias gerações de novos artistas, chega à 12ª edição de 23 a 30 de julho, em Viçosa do Ceará e nos municípios vizinhos. O objetivo é provocar professores, alunos e público em geral a criar livremente e se expressar com os sons.

O Festival se destaca pela proposta pedagógica ousada e pela presença de professores de excelência, entre grandes nomes da música cearense e do Brasil, incentiva a qualificação técnica dos participantes e a multiplicação de espaços para o aprendizado musical. Além de Viçosa do Ceará, cidade-sede do Festival, com oficinas e shows, diversas atividades formativas promovidas pelo festival também vão ocorrer nas cidades de Croatá, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Sobral, beneficiando diretamente os estudantes e o público desses e de outros municípios.

Realizado pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado (Secult), com organização da Fundação Educacional Silvestre Gomes, o Festival Música na Ibiapaba volta a ser realizado neste mês de julho, atraindo a comunidade musical para dias de muito aprendizado, vivências e intercâmbios de saberes.

Shows e formação: "Música em Todos os Sentidos”

A programação artística, assinada pelas curadoras Lu Basile e Consiglia Latorre, foi pensada dentro do conceito desta edição do Festival, de provocar a "Música em Todos os Sentidos", buscando contemplar a diversidade musical, apresentar grupos de formações inovadoras e convidar o público em geral, compreendendo que todos podem – e devem – fazer e viver a música. Essa será a marca nos palcos de Viçosa do Ceará. Nos demais municípios, o Festival proporciona um intercâmbio de grupos da região da Ibiapaba, com a programação "Nosso Som".

A festa musical começa em Viçosa do Ceará, com a banda Dona Zefinha, no dia 23 (sábado), às 21 horas, no Patamar da Matriz Nossa Senhora da Assunção. A banda apresenta "Invocado que só", espetáculo cênico-musical que combina elementos multiétnicos. No fim da tarde de domingo, 24, na Praça da Matriz, a riqueza dos metais será evidenciada na apresentação das bandas de música dos municípios da região.

Grandes nomes: criatividade e experimentação

Na fase final do festival, grandes artistas voltam a se apresentar em Viçosa do Ceará. Na quinta-feira, dia 28, às 19h30, no Teatro D. Pedro II, vão ecoar os sons do Grupo Uirapuru, orquestra de barro criada pelo artista plástico e luthier Tércio Araripe, com instrumentos de corda, sopro e percussão, todos feitos de barro. O grupo apresenta composições autorais sob a regência do multiinstrumentista e compositor Luizinho Duarte. Às 21h começa a programação na Praça General Tibúrcio com o rapper Erivan Produtos do Morro apresentando o novo show, ?Bendito Som das Quebradas?, e sua mistura das batidas do rap com vertentes do rock, do ragga, da MPB, do morro com o asfalto, sem perder de vista as influências regionais do repente e da embolada e de toda gente que figura sua memória afetiva. Na sequência, o público vai conferir e a riqueza sonora provocada pelo violinista Ricardo Herz e Samuca do Acordeon (SP/RS), em um criativo diálogo musical passando por ritmos como choro, frevo, tango e chamamé.

A inventividade também vai marcar a noite da sexta-feira, 29, dedicada aos instrumentais da Orquestra Transversal, formada por alunos do Bacharelado em flauta transversal e de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), sob a direção do professor Heriberto Porto, interpretando composições e arranjos de autores cearenses que vão do erudito ao experimental, passando pelo regional; Trio Herluno, o mais novo trabalho do baixista Hermano Bezerra, do baterista Luizinho Duarte e do acordeonista Nonato Lima, interpretando composições próprias e de autores nacionais e internacionais em ritmos como bossa nova, baião, samba, frevo, tango, tudo sem largar mão da improvisação jazzístico. E para fechar a noite, a tradicional Roda de Som dos professores e alunos do festival, um dos momentos mais aguardados do evento, pela liberdade das performances e pela interação entre jovens e mestres.

Com a Apresentação de Encerramento das Oficinas o Festival conclui sua 12ª edição no domingo, 30, na Praça General Tibúrcio, a partir das 18 horas. Em seguida, o palco é do BeBossa, sexteto vocal do Rio de Janeiro que traz as influências de grandes grupos como Boca Livre, MPB4, Quarteto Em Cy, Take6. A pesquisa musical que vem sendo feita desde 2000 pelo BeBossa é a sequência de uma importante tradição no Ceará e no Brasil, da música vocal, em grupos ou corais, apresentada pelo grupo carioca em uma fusão da rítmica brasileira com a harmonia do jazz. Entre os integrantes do Bebossa está o arranjador Zeca Rodrigues, que já participou como professor do Festival Música na Ibiapaba nas edições de 200a a 2007 e em 2014.

Encerrando a programação de forma festiva, com um show de muita intensidade e com arranjos diferenciados, a cantora Lorena Nunes, uma das maiores vozes do novo cenário da música no Ceará, faz sua Homenagem à Tropicália, projeto lançado em fevereiro deste ano no Festival Jazz & Blues, e mostra canções do aplaudido disco "Ouvi Dizer que Lá Faz Sol".

Serviço

XII Festival Música na Ibiapaba

De 23 a 30 de julho de 2016 em Viçosa do Ceará.

Inscrições até o dia 11 de julho pelo site www.festivalmusicaibiapaba.com.

Informações: (85)​3021-2111 efestivalibiapaba2016@gmail.com / f: Festival Música na Ibiapaba / Instagram: @festivalibiapaba

Saiba mais aqui.

Veja aqui a PROGRAMAÇÃO.

Com informações Dégagé.

Mais notícias