Na manhã desta quinta-feira, 22 de fevereiro, em solenidade realizada no Palácio da Abolição, o governador do Ceará, Camilo Santana divulgou oficialmente os dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). O prefeito de Frecheirinha, Carleone Júnior, participou da cerimônia representando a Aprece.
Os resultados preliminares da Análise dos Laudos, Transferências e Demais Situações elencadas na Portaria 0998/2013, referentes ao 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, foram disponibilizados nesta quarta-feira (21), no site do Governo do Estado. Os dados apontam o crescimento nos níveis de alfabetização no Estado e um melhor desempenho de aprendizagem dos últimos dez anos.
De acordo com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), há 10 anos, o índice era de 39,9%. No ano passado, apenas 4,7% dos estudantes encontravam-se no padrão "não alfabetizado". Ao todo, participaram da pesquisa 303.4 mil alunos de 4.347 instituições de ensino. As avaliações com os estudantes foram realizadas de 28 a 30 de novembro de 2017.
O levantamento também destaca que subiu de 45 para 84 municípios os melhores padrões em português no 5º ano; 182 cidades estão no melhor padrão de desempenho em alfabetização; o resultado do 9º ano cresceu em português e matemática e reduziu de 13 para seis municípios no padrão crítico em matemática no 5ª ano.
O desempenho dos jovens do 5º ano do Ensino Fundamental na rede pública apresentou um aumento de 49,3%, enquanto em 2008, o percentual era de 6,9%. Já em matemática o número foi de 36%, quando em 2008 se registrava 3,6%.
Para acessar os relatórios, as escolas deverão utilizar o link abaixo, com o login e senha enviados pela COAVE/SEDUC, às CREDE e SME de Fortaleza. O sistema para interposição de recursos online já está liberado, com término em 06 de março . Nesse momento, os recursos a serem interpostos referem-se apenas à análise das documentações, relativas à Portaria 0998/2013 GAB, protocoladas na Seduc Sede/CREDE até 07 de dezembro de 2017.
Não será aceita a apresentação de nova documentação comprobatória ou correção da documentação comprobatória protocolada até a referida data. O solicitante deverá ser o Diretor da Escola.
Para realizar recurso acesse aqui.
Mais informações através do telefone: 0800 727 3142 (opção 1 e, em seguida, opção 1) ou por meio do e-mail: suporteavalia@caed.ufjf.br.
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