Doadores de sangue são convocados pelo Hemoce para campanha da Semana Santa

DOAÇÃO DE SANGUE
31 de março de 2017

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará, realiza anualmente a campanha de doação de sangue para a Semana Santa. Os bancos de sangue precisam estar com os estoques abastecidos para atender a demanda dos hospitais em períodos de grandes feriados, por isso o Hemoce tenta sensibilizar e mobilizar a população sobre a importância da doação. A campanha, lançada no dia 21 de março, segue até o dia 26 de abril e traz como tema: “Doe Sangue, pois é dando que se recebe”. A expectativa é receber 9.000 bolsas de sangue em todo o estado durante a campanha.

O sangue doado no Hemoce é distribuído para pacientes em 427 unidades de saúde em todo o Estado. O processo da doação é composto por seis etapas e dura em média de 40 a 50 minutos, tempo suficiente para salvar até 4 vidas já que depois de doado o sangue é dividido em diferentes componentes. O intervalo mínimo entre as doações é de 60 dias para os homens e 90 dias para as mulheres

Quem estiver saudável, bem alimentado, com idade entre 16 e 69 anos, possuir mais de 50 kg, apresentando um documento oficial e com foto, pode se candidatar à doação de sangue em uma das unidades do Hemoce. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível no site do hemoce www.hemoce.ce.gov.br. Todos os tipos sanguíneos são necessários, mas em especial os tipos O Positivo e Negativo e o A Positivo, pois são os mais comuns na população cearense.

 Em Fortaleza, o Hemoce funciona na Av. José Bastos 3390, no bairro Rodolfo Teófilo, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min, aos sábados, das 8 às 16 horas, e aos domingos, das 8 às 13 horas. Além da sede do hemocentro, existe o posto de coleta de sangue no Instituto Dr. José Frota, localizado na Rua Barão do Rio Branco, 1816, Centro.

Com informações do Governo do Estado.

 

 

Mais notícias