Dragão do Mar recebe especialização em gestão e políticas culturais

ENCONTRO
25 de setembro de 2017

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) será palco do mais renomado Curso de Especialização em Gestão e Políticas Culturais do Brasil. O primeiro encontro presencial será realizado nos dias 27, 28 e 29 de setembro, no Auditório do Dragão, e terá a presença de grandes estudiosos da cultura, bem como alunos de várias partes do País. Realização inédita em Fortaleza é fruto de parceria entre o Instituto Dragão do Mar – que gere, entre outros equipamentos, o CDMAC –, o Itaú Cultural e a Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação, da Universidade de Girona, na Espanha.

Com inscrições encerradas em março e processo seletivo realizado pelo Itaú Cultural, o primeiro módulo do Curso de Especialização em Gestão e Políticas Culturais discutirá, entre outros temas, a gestão da cultura na sociedade contemporânea e a institucionalidade da cultura na Alemanha, na Argentina e na Espanha. Entram em pauta ainda Culturas Computacionais, Microcultura e Macrocultural.

Vão ministrar o módulo os professores: Adriana Maggio, escritora, secretária de Cultura da província de La Pampa (Argentina), membro da Ente Cultural Patagonia e Vice-Presidente do Conselho Federal de Cultura Nacional; Alfons Martinell, professor emérito da Universidade de Girona (Espanha), diretor da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona e Codiretor do Laboratório de Investigação e Inovação em Cultura e Desenvolvimento com sede na Colômbia e na Espanha; Teixeira Coelho, professor Emérito da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), escritor, curador geral da Bienal Internacional de Curitiba e consultor do Observatório Itaú Cultural; Marcos Cuzziol, doutor em Artes pela Universidade de São Paulo, sócio-fundador da Perceptum Software Ltda e gerente do núcleo de Inovação/Observatório do Instituto Itaú Cultural; e ainda Wolfgang Bader, doutor em Literatura pela Universidade de Mainz (Alemanha) e ex-diretor do Goethe-Institut São Paulo e da América do Sul.

Segundo o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, a iniciativa visa ao atendimento de uma demanda crescente nas regiões Norte e Nordeste. “O mercado cultural dessas regiões vem evoluindo e é, atualmente, um dos que mais crescem, com grande potencial de geração de emprego e renda, por isso, é fundamental que a oferta de formação acompanhe o ritmo. Esse é, sem dúvida, o melhor curso da área, porque leva em conta as necessidades contemporâneas da formação em gestão e política e traz no corpo docente alguns dos mais renomados profissionais do mundo”, afirma Linhares.

O curso

O aluno terá de frequentar cinco módulos presenciais no Instituto Dragão do Mar, que somam 380 horas/aulas, entre setembro de 2017 e junho de 2018, além de participar de disciplinas a distância, totalizadas em 310 horas/aulas. As aulas presenciais acontecerão na no Auditório do Dragão do Mar e a frequência mínima exigida é de 80% nas disciplinas presenciais.

A Universidade de Girona outorgará um certificado de conclusão docurso correspondente a seu Diploma de Posgrado en Gestión y Políticas Culturales, que segue as normas europeias de ensino universitário.

Conteúdo programático

O curso abordará, entre outros temas, “Cultura e teoria da cultura” (conceitos fundamentais, novas abordagens, a cultura que é objeto da política cultural); “Política cultural” (história, fundamentos, política cultural comparada; a instituição cultural: tipos, problemas, soluções); Ação cultural (modalidades, metodologia, melhores práticas) e “Novos modos da cultura e os meios digitais de informação e comunicação”.

Serviço:

Curso de Especialização em Gestão e Políticas Culturais

Primeiro módulo: dias 27, 28 e 29 de setembro

Horário: das 9h às 17h30

Onde: Auditório do Dragão do Mar

Inscrições já encerradas

Mais informações: AQUI

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Mais notícias