Edital seleciona parceiros para implementação dos projetos Reconecte e Família na Escola

SELEÇÃO
24 de junho de 2022

Municípios que queiram integrar os projetos Reconecte e o piloto Família na Escola já podem se movimentar. Está aberto edital com inscrições até o dia 17 de julho de 2022.  Interessados devem realizar as inscrições pela Plataforma Mais Brasil. Para a ação – idealizada pela Secretaria Nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNF/MMFDH) -, foram destinados mais de R $1,9 milhão.    

A seleção se dará por meio da celebração de Termo de Convênio firmado entre a entidade e a SNF/MMFDH, de acordo com as descrições do edital. A divulgação do resultado preliminar do chamamento público está prevista para 29 de agosto na página oficial dos programas. Esclarecimentos e dúvidas sobre o edital podem ser enviadas por meio do correio eletrônico dedsaf@mdh.gov.br.

Acesse o edital 

“Esses projetos tratam do uso saudável da tecnologia no âmbito familiar, combatendo comportamentos de risco”, explica a secretária nacional da Família, Angela Gandra. “Priorizar o fortalecimento de vínculos como política pública é um presságio de erradicação da pobreza e, principalmente, de muito sofrimento humano”, completou a gestora em aceno ao desenvolvimento de cada cidadão por intermédio da família como base.  

Ações

Uma das iniciativas do Governo Federal presentes no edital é o projeto Reconecte. Na ação, são ministradas quatro oficinas a grupos de até 15 famílias com filhos de 9 a 14 anos. A ação aborda aspectos sociais, educacionais; e de saúde física e psíquica, para que haja uma maior consciência sobre as consequências do uso tecnológico, impedindo a obstrução dos vínculos familiares saudáveis. 

Para complementar as ações voltadas às famílias, ainda de acordo com o edital, o projeto-piloto Família na Escola também será oferecido aos municípios e pode ser aplicado em quatro oficinas semanais, chamadas “Oficinas Família na Escola”. Elas são direcionadas para famílias que tenham crianças na idade de zero a 11 anos, matriculadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental (até o 5º ano). Cada oficina terá um tema diferente de acordo com as especificações do edital.

Números 

Desde 2019, o Reconecte beneficia mais de sete mil famílias, com parcerias firmadas por meio de 19 Acordos de Cooperação Técnica (ACT), dez parcerias com Organizações de Sociedade Civil (OSC) e dois Termos de Execução Descentralizada (TED). Ao todo, 42 municípios firmaram parceria.  

Já os cursos ofertados pela Escola Nacional da Família, até o momento, tiveram 3.168 certificados emitidos em 1.116 municípios. Até junho de 2022, o Projeto-piloto Família na Escola firmou nove ACTs que preveem atingir 5 mil famílias em nove municípios parceiros. 

Saiba mais sobre o Reconecte

Saiba mais sobre Família na Escola 

Fonte: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Mais notícias