O serviço de atendimento online da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) foi inaugurado, na semana passada, com a participação do presidente da empresa Antônio Amorim, técnicos do Escritório Central e vários regionais e de produtores.
Garantia Safra, crédito rural, Programa de Distribuição de Sementes Hora de Plantar, concurso público da Ematerce, DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), foram alguns dos temas abordados no serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) via aplicativo online da Ematerce, voltado para agricultores e técnicos e disponível no site da empresa www.ematerce.ce.gov.br
O serviço, que se tornará permanente com o intuito de atender produtores e extensionistas em todo o Ceará, foi desenvolvido para solucionar o problema de continuar o atendimento durante o período de isolamento social em razão da pandemia da Covid-19. O serviço permite que o técnico ou agricultor tenha acesso ao atendimento virtual através do site da Ematerce preenchendo apenas dados pessoais e fazendo perguntas sobre o assunto que deseja informações ou tirar dúvidas.
O usuário pode acessar mais de 20 assuntos, de turismo rural, garantia safra até piscicultura, comercialização de produtos e agroindústria. O técnico vai responder ao questionamento automaticamente ou repassar o tema para conhecimento de profissional especializado. “O objetivo é agilizar ao máximo a resposta para o usuário/agricultor, no período máximo de 24 horas, caso o técnico que esteja online não domine o assunto, a demanda será repassada pra outro especialista”, explica o presidente Antônio Amorim.
Na primeira experiência, nesta quarta-feira (15), cerca de 32 pessoas estiverem presentes na Sala de Bate Papo, tirando dúvidas com o presidente Antônio Amorim e o suporte de equipe de técnicos. Com duração de 1h30, o bate papo chegou a atender cinco pessoas simultaneamente, sendo os principais assuntos tratados garantia safra, o concurso público da Ematerce, emissão dos boletos do programa Hora de Plantar, piscicultura, crédito rural, emissão de DAP.
Sucesso
“Foi uma surpresa grande ver a repercussão nas nossas redes sociais. Estamos muito felizes com este dia, em saber que conseguimos superar esse grande obstáculo e desafio e atender nosso público, o agricultor e a agricultora familiar. Além disso, pra nossa satisfação, contamos com a participação do presidente da Emdagro (Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe), Jefferson Feitoza de Carvalho, o que nos mostrou a força dessa nova ferramenta de comunicação e sua importância neste cenário”, pontual Amorim, reforçando que o bate papo na site oficial da empresa será permanente.
Atendimento
Agora, serão definidos os técnicos e os horários para o atendimento integral durante toda a semana. A expectativa, segundo diretores da Ematerce, é que o serviço seja ampliado, garantindo a qualidade na prestação de serviço que a empresa já realizava anteriormente. Em cada dia da semana, deverão ficar até dois técnicos no atendimento ao público, de 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.
Fonte: Ematerce