As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Residentes no Exterior (Encceja Exterior) 2018 serão realizadas entre 25 de junho e 9 de julho. Com seu edital publicado no Diário Oficial da União do dia 28 de maio, o Encceja Exterior também regulamenta a aplicação para pessoas privadas de liberdade no exterior (Encceja Exterior PPL). As duas aplicações são gratuitas e direcionadas a brasileiros que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada e que não vivem no Brasil.
O exame será aplicado em 16 de setembro e tem novos postos nesta edição: Roma e Barcelona. A relação completa de países e cidades com aplicação é: Estados Unidos (Boston, Nova Iorque e Miami); Bélgica (Bruxelas); Guiana Francesa (Caiena); Portugal (Lisboa); Itália (Roma); Suíça (Genebra); Espanha (Madri e Barcelona); Reino Unido (Londres); França (Paris), Holanda (Roterdã); Japão (Tóquio, Nagóia, Hamamatsu) e Suriname (Paramarimbo). Já o Encceja Exterior PPL 2018 será aplicado entre 17 e 28 de setembro, em unidades prisionais do Japão (Tóquio); Guiana Francesa (Caiena) e Turquia (Istambul). Este último também é novidade entre os locais de aplicação.
Assim como no Encceja Nacional, haverá provas para o ensino fundamental, para maiores de 15 anos na data de realização da prova, e para o ensino médio, para maiores de 18 anos. Os resultados do Encceja Exterior e do Encceja Exterior PPL podem ser utilizados para emissão da declaração parcial de proficiência e do certificado de conclusão do nível de ensino. O exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e suas respectivas representações diplomáticas nos locais de aplicação. O Instituto Federal de Brasília (IFB) e o Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro, firmaram acordo de cooperação técnica com o Inep e serão responsáveis pela certificação dos participantes.
Inscrições – Para fazer a inscrição, exclusivamente na internet, é necessário informar o número de CPF que será utilizado para emissão do certificado e da declaração parcial de proficiência, além do número do passaporte. No caso do Encceja Exterior PPL as inscrições dos brasileiros submetidos a penas privativas de liberdade serão realizadas pelos responsáveis nos consulados gerais em Tóquio, Caiena e Istambul.
Participantes que necessitam de atendimento especializado ou específico devem informar, na inscrição, a condição que motiva a solicitação. É necessário ter documentos comprobatórios dessa condição, que podem ser cobrados a qualquer momento. O Inep oferece atendimento especializado para participantes com baixa visão, dislexia, deficiência física e visão monocular. Os recursos de acessibilidade necessários também só podem ser solicitados na inscrição. Serão garantidos prova com letra ampliada, prova com letra superampliada, sala de fácil acesso e mobiliário acessível. O atendimento específico é uma opção para gestantes, lactantes e idosos.
Estrutura – O Encceja Exterior é estruturado a partir da Matriz de Competências e Habilidades, disponível no Portal do Inep, e obedece requisitos básicos estabelecidos pela legislação em vigor para o ensino fundamental e para o ensino médio. Cada nível de ensino tem quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. O Inep também oferece materiais de estudo gratuitos, como apostilas para participantes e professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA), além das provas do ano passado.
Acesse aqui os materiais de estudo.