Encerra nesta sexta-feira o prazo para lançamento de dados de saúde do Bolsa Família

BOLSA FAMÍLIA
09 de julho de 2015

Agentes municipais de saúde e do Bolsa Família responsáveis pelo lançamento de dados da saúde Sistema Bolsa Família na Saúde do DataSUS têm até esta sexta-feira, 10, para lançarem as informações. O prazo já havia sido prorrogado pelos Ministérios do Desenvolvimento Social e da Saúde, em uma semana para que as equipes locais conseguissem inserir todos os dados coletados no atendimento às famílias nos últimos meses.

Um dos critérios para receber o benefício do Bolsa família é manter os filhos matriculados e frequentando as aulas. A frequência escolar mínima é de 85%, para estudantes de 6 a 15 anos, e de 75%, para adolescentes de 16 e 17 anos. Na área da saúde, é exigida a realização de consultas de pré-natal pelas gestantes e a vacinação das crianças de 0 a 6 anos. As famílias que não fazem o acompanhamento podem ter o benefício bloqueado.

De acordo com a coordenadora de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Michele Lessa, é importante que todos os municípios, por meio do trabalho de seus gestores, profissionais e equipes de saúde, continuem atuando no acompanhamento das famílias do programa Bolsa Família e trabalhando para atingir cada vez mais mulheres e crianças.

“A parceria com estados e municípios e o comprometimento de todos os envolvidos possibilitam avanços consideráveis na melhoria da saúde dos beneficiários”, acredita o Osecretário nacional de Renda de Cidadania do MDS, Helmut Schwarzer. Entre 2008 e 2014, por exemplo, caiu pela metade o déficit de altura das crianças que são acompanhadas por quatro ou mais anos no programa. “Também constatamos uma redução de 19% na mortalidade infantil, com queda de 58% na mortalidade específica por desnutrição e 46% por diarreia”, ressalta.

Mais informações sobre o programa através do telefone 0800-707-2003 ou pela página mdspravoce.mds.gov.br.

Mais notícias