Ao longo de 13 terças-feiras, a Aprece promoveu seus Seminários Técnicos 2021, no intuito de fortalecer a integração com os responsáveis pelas diversas áreas da gestão pública dos municípios cearenses e ofertar capacitações técnicas específicas. A iniciativa foi encerrada, na tarde da última terça-feira (4), com seminário voltado aos assessores municipais de Comunicação. Durante duas horas e meia, os participantes puderam conhecer mais a entidade municipalista e sua Coordenadoria de Comunicação e Marketing (Comak), bem como foram brindados com uma aula do jornalista convidado, Moacir Maia, sobre a estruturação e o funcionamento das assessorias de imprensa e puderam tirar diversas dúvidas sobre o papel da Comunicação nas administrações municipais.
O encontro virtual foi aberto pelo vice-presidente da Aprece, José Helder de Carvalho, que aproveitou o momento para encerrar formalmente a série de Seminários Técnicos da entidade, salientando a importância dela para levar capacitação e aprimoramento técnico às gestões municipais cearenses. Na oportunidade, ele salientou que, atualmente, o trabalho dos assessores de comunicação dentro das gestões locais é cada vez mais complexo, uma vez que os meios de repasse de informação estão cada vez mais amplos e plurais na esfera digital. “O momento requer cada vez mais a profissionalização da Comunicação nas gestões públicas. A missão é fazer com que a população recebe de forma responsável e clara informações sobre todas as ações que fazem parte das administrações municipais. A Comunicação deve alinhar a imagem de todas as secretarias, para tornar o governo municipal um só, sempre primando o princípio da transparência”, pontou José Helder.
A coordenadora da Escola de Gestão Pública Municipal (EGPM/Aprece), Helderiza Queiroz, fez uma apresentação do trabalho institucional realizado pela entidade ao longo de seus 53 anos de atuação. Ela apresentou cada um dos setores da Aprece e seus profissionais responsáveis, colocando todos à disposição dos municípios em nas situações que se façam necessárias. Em seguida, a coordenadora da Comak/Aprece, Carol Batista, falou aos presentes sobre como o trabalho de Comunicação e Marketing é realizado pela entidade, exemplificando avanços e dificuldades da área ao longo dos anos, e fazendo uma comparação dos processos vivenciados institucionalmente na área com o trabalho dos assessores nas gestões municipais cearenses.
Ela reforçou que o objetivo da Coordenadoria tem sido estar cada vez mais próxima das assessorias de Comunicação dos municípios, facilitando a troca de conhecimentos e informações. De acordo com Carol Batista, a partir de agora, assim com tem feito nas diversas áreas da gestão, a Aprece deverá dar início, em breve, a uma série de capacitações específicas para os profissionais de Comunicação, preenchendo a lacuna de uma necessidade detectada ao longo dos últimos anos. Em seguida, a assistente de Comunicação da Aprece, Mirella Torres, responsável pelo Diário Oficial dos Municípios, apresentou a ferramenta, disponibilizada gratuitamente aos municípios filiados à Aprece para a veiculação das publicações legais. Ela explicou o processo de adesão ao serviço e deu todos os detalhes sobre suas vantagens para as gestões municipais.
Palestra Técnica
O palestrante convidado do Seminário dos Assessores Municipais de Comunicação da Aprece, foi o jornalista Moacir Maia, detentor de vasta experiência em Comunicação Pública, tendo atuado, entre outros cargos, como coordenador de Comunicação da prefeitura de Fortaleza por 8 anos. Em sua apresentação, ele falou sobre as principais habilidades que um profissional da área deve ter, destacando iniciativa, criatividade, comprometimento, inovação, visão crítica, planejamento, ética, estratégia e liderança, entre outras.
Intitulada Comunicação é a alma do Negócio, a palestra fomentou a reflexão sobre o trabalho dos assessores da área nas gestões municipais, listou as principais dificuldades encontradas no dia a dia desses profissionais e deu dicas sobre como e contornar problemas e executar ações de comunicação eficientes. Moacir Maia repassou orientações importantes sobre como lidar com a imprensa da melhor maneira possível e sobre como manter um relacionamento fluido e proativo com as diversas secretarias, de modo a possibilitar a divulgação das informações mais importantes para a gestão. Também ressaltou a importância das mídias digitais nesse processo, reforçando que, assim como na interlocução com os meios tradicionais de comunicação e os veículos de imprensa, é preciso planejamento e estratégia antes de repassar qualquer informação. “Nosso trabalho deve ser sempre pautado no compromisso com o serviço público. Isso vem em primeiro lugar”, acrescentou o jornalista.
Confira como foi o Seminário dos Assessores Municipais de Comunicação da Aprece:
Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)