Encontro do Ceará 2050 no Centro Sul debate ações para diminuir as desigualdades regionais do Estado

PLANEJAMENTO
16 de abril de 2019

“Precisamos debater sobre o Ceará que a gente quer para o futuro. É fundamental discutir regionalmente os números que nos incomodam, sejam eles relativos à pobreza, desigualdades, ou mesmo PIB per capta. Dessa forma, discutir nossa realidade e cobrar do Governo ações capazes de diminuir as diferenças entre as regiões, possibilitando que o Estado cresça de maneira uniforme, com possibilidades de desenvolvimento para toda a população”. A afirmação foi feita pelo presidente da Aprece, Nilson Diniz, na manhã desta terça-feira (16), durante o Encontro Regional do Centro Sul do Ceará 2050, realizado no município de Cedro.

O encontro aconteceu na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no município, contando com a presença dos prefeitos de Baixio, Umari, Ipaumirim e Icó, Lavras da Mangabeira e Várzea Alegre. além de representantes dos demais prefeitos da Região Centro Sul e membros da sociedade civil e diversos órgãos.

A plataforma Ceará 2050 voltou as 14 regiões de planejamento do Estado para projetos estratégicos que nortearão do desenvolvimento do Ceará durante as próximas três décadas. A ideia é coletar da sociedade civil e do poder público local e regional opiniões e sugestões para aprimorar a construção desse conjunto de projetos. A segunda rodada de encontros regionais apresenta os objetivos gerados a partir dos primeiros encontros e os projetos pensados para atendê-los.

Em uma primeira etapa de discussões, ocorrida em junho do ano passado, os participantes apresentaram sonhos e anseios para o Ceará de 2050. Amplo material foi coletado nesses encontros, que ocorreram nas 14 regiões de planejamento do estado. Após passar por cuidadosa sistematização e debate com outros grupos, as discussões geraram 29 objetivos que buscam ser alcançados a partir dos projetos que agora serão apresentados. De acordo com Barros Neto, coordenador geral do projeto, “a proposta é apresentar o material para o público e dialogar com base na realidade de cada espaço”, salienta.

Até o final de abril terão sido realizados encontros nas regiões do Maciço de Baturité, Grande Fortaleza, Litoral Leste, Litoral Norte, Sertão Central, Litoral Oeste/Vale do Curu, Sertão dos Inhamuns, Cariri, Sertão de Sobral, Sertão de Canindé, Sertão de Crateús, Vale do Jaguaribe, Serra da Ibiapaba e Centro Sul.

Veja todas as fotos em nosso Flickr.

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)

Mais notícias