Encontro do Coegemas discute gestão e financiamento do SUAS

ENCONTRO
25 de novembro de 2013

Foi realizado, na manhã desta segunda-feira (25), no auditório da Superitendencia do Banco do Brasil em Fortaleza, o Encontro do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Ceará (Coegemas/CE), cujo tema é Pacto Federativo e o Sistema Único de Assistência Social – SUAS: Gestão e Financiamento.

Representando a Aprece, o vice-presidente da entidade, Expedito José do Nascimento, fez parte da mesa de abertura. Na oportunidade, ressaltou a importância dos prefeitos e prefeitas cearenses priorizarem a política de assistência social, bem como nomearem profissionais qualificados e comprometidos com a causa social. Ele salientou a parceria da Aprece com as ações do Coegemas, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), bem como as demais entidades que atuam na área.

O titular da STDS, Josbertini Clementino, falou sobre as articulações da pasta no que diz respeito ao financiamento da política de Assistência Social, nivelando informações com os presentes em relação a nova fase do Programa de Apoio às Reforma Sociais do Ceará (Proares) e ao  Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), entre outros.

A presidente do Coegemas/CE e Secretária de Assistência Social de Crateús, Maria Luciene Rolim Bezerra, defendeu a necessidade de uma maior visibilidade à política de assistência social no Ceará e ressaltou as grandes conquistas dos últimos tempos na área. Segundo ela, a Assistência hoje é capaz de realizar grandes transformações nos municípios, na medida em que impacta diretamente na qualidade de vida da população.

O evento contou também com a presença de representantes do Fundo Nacional de Assistência Social/FNAS/MDS, do Congemas,  além de prefeitos, gestores, técnicos e assessores municipais de Assistência Social do Ceará.

Mais notícias