Encontro estadual discute Sistema Único de Saúde

SUS
05 de agosto de 2016

O Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE) realizará, na próxima segunda-feira (8), o Encontro Estadual em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento acontecerá; das 8h às 17h, no auditório Waldir Arcoverde da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa); com o objetivo de debater assuntos inerentes ao SUS e definir estratégias em prol do Sistema. O presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, participará da abertura do encontro.

Com uma vasta programação, o evento terá espaços dedicados a apresentação do Plano Estadual de Saúde 2016/2019, debate sobre o ano eleitoral e encerramento com ato público em defesa do SUS. Na pauta também consta a eleição dos 72 representantes do Ceará para a 20ª Plenária Nacional de Saúde, Entidades, Movimentos Sociais e Populares, a ser realizada em Brasília, nos dias 24 e 25 de agosto. Por essa razão, o Cesau convocou tanto os 184 Conselhos Municipais de Saúde (CMS), localizados no Ceará, quanto os movimentos sociais e centrais sindicais para se fazerem presentes e participarem do pleito.

20ª Plenária Nacional

É importante ressaltar aos interessados em ir à Brasília, que as despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação fora do local do evento, serão por conta dos conselhos e entidades de origem. Ao todo, o Cesau-CE terá 76 vagas, sendo : 4 (quatro) para o Conselho Estadual e 72 para os CMS e demais entidades e movimentos sociais e populares.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) recomenda que as vagas sejam preenchidas de forma paritária, ou seja, 50% usuários, 25% trabalhador de saúde e 25% gestor/prestador.

Mais notícias