Encontro marca a criação da Agace

ENCONTRO
22 de janeiro de 2016

O auditório da Aprece sediou, na manhã desta sexta-feira (22), a assembleia geral de criação da Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace), sua mais nova entidade vinculada. O encontro reuniu representantes de órgãos municipais da área de diversas regiões cearenses.  “Depois de um ano de muito trabalho, esforço e comprometimento de seus fundadores, estamos formalizando hoje a existência e o funcionamento de nossa entidade. Agradecemos muito a acolhida e o apoio da Aprece nesse momento histórico para a gestão municipal ambiental de nosso Estado”, afirmou o recém empossado diretor presidente da Agace, Eraldo Oliveira, superintendente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju).

Na oportunidade, em que foram também empossados os demais membros da diretoria e aprovado o estatuto da nova associação, foram discutidas as principais ações, bem como as metas e as primeiras providências a serem tomadas. Para o assessor de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente da Aprece, Nicolas Fabre, o surgimento da Agace representa o caminho para o fortalecimento das gestões ambientais. “Reunidos em associação, os gestores municipais de meio ambiente devem divulgar a Agace e seus objetivos para que os demais municípios possam se engajar nas ações. Outra coisa importante é desenvolver parcerias com universidades e instituições no sentido de capacitar as gestões municipais cearenses para a criação de seus órgãos de meio ambiente”, defendeu Nicolas, colocando a Aprece à disposição da Agace nesse processo.

Para o assessor jurídico da nova associação, Daniel Pagliuca, a mesma nasce de um enfraquecimento, referindo-se à aprovação da Resolução 24 do Coema, que vai de encontro à descentralização do Licenciamento Ambiental defendida pela Lei Complementar 140, e contra a qual os fundadores da Agace vem lutando no último ano. “Mas, nascemos para construir um novo paradigma da gestão ambiental no Ceará. Temos um vasto horizonte de trabalho pela frente e iremos atuar para descentralizar as ações ambientais e fortalecer os municípios nesse processo”, afirmou. De acordo com o diretor presidente da Agace, Eraldo Oliveira, uma das lutas prioritárias da associação será para conseguir assento no Coema, onde, juntamente com a Aprece, será possível defender os interesses dos municípios.

A Agace, que funcionará nas dependências da Aprece, deverá ter reuniões mensais para discutir as pautas ambientais mais pertinentes para os municípios cearenses. Também estão programados encontros nos próprios municípios, o que deve descentralizar as ações da entidade e contribuir para que mais cidades cearenses façam sua adesão ao grupo, bem como iniciem o processo de formalização de seus órgãos ambientais municipais. A próxima reunião deverá ter como objetivo principal o planejamento estratégico para o primeiro ano de funcionamento da entidade. 

O auditório da Aprece sediou, na manhã desta sexta-feira (22), a assembleia geral de criação da Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace), sua mais nova entidade vinculada. O encontro reuniu representantes de órgãos municipais da área de diversas regiões cearenses.  “Depois de um ano de muito trabalho, esforço e comprometimento de seus fundadores, estamos formalizando hoje a existência e o funcionamento de nossa entidade. Agradecemos muito a acolhida e o apoio da Aprece nesse momento histórico para a gestão municipal ambiental de nosso Estado”, afirmou o recém empossado diretor presidente da Agace,

Mais notícias