Encontro virtual discute alterações no Imposto de Renda inclusas na segunda etapa da reforma tributária

EVENTO
12 de julho de 2021

Em 25 de junho deste ano foi protocolado no sistema da Câmara o projeto de Lei 2337/2021 da segunda etapa da reforma tributária. Neste projeto há a proposta que altera o Imposto de Renda sobre pessoas físicas e jurídicas e tributa a distribuição de lucros e dividendos. Para discutir os principais pontos dessa reforma, o Observatório de Políticas Públicas (OPP) da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizará, nesta segunda-feira (12), às 19h30m, evento virtual, com a participação de palestrantes tributaristas.

Abertura:

Ildevania Felix de Lima – Graduada em Direito e em Administração, Especialista em Controladoria e Auditoria Contábil, Fiscal de Tributos de Juazeiro do Norte-CE, mestranda em Avaliação de Políticas Públicas pela UFC.

Palestrantes:

Alexandre Claldini – Mestre em economia pelo CAEN/UFC . Mestre em planejamento territorial e desenvolvimento regional Universidade de Barcelona. Doutor em Administração Pública pelo ISCSP/ULisboa. MBA em Finanças públicas FGV-RJ e em políticas fiscais pela CEPAL/ Santiago do Chile. Foi secretário de Finanças de Fortaleza( 2005-2012). Finanças de São Bernardo do Campo-SBC(SP) 2013-2015. Secretário de Finanças do Tribunal de Justiça . Atualmente Secretário de Finanças do Eusébio.

Fernanda Macedo Pacobahyba – Doutora em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Direito Constitucional pela Unifor, Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (Ibet) e Especialista em Direito Empresarial pela Uece. É graduada em Direito pela Universidade Federal do Pará e em Administração pela Academia da Força Aérea (Curso de Formação de Oficiais Intendentes). É Auditora Fiscal Jurídica da Receita Estadual do Estado do Ceará (Sefaz) e atualmente ocupa o cargo de Secretária da Fazenda. É professora dos cursos de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza e do IBET. É autora das obras “Constructivismo Lógico-Semântico: entre o passado e o futuro. Movimentos da hermenêutica jurídico-tributária Brasileira”, da Editora Noeses, e “Simples Nacional e extrafiscalidade”, da Arraes Editores, além de diversos artigos em revistas e obras coletivas.

Marcelo Lettieri – Auditor-Fiscal da Receita Federal e Diretor Técnico do Instituto Justiça Fiscal. Graduado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, com Mestrado e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE;  é professor colaborador e pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Professor Convidado do FGV/Management da Fundação Getúlio Vargas – FGV, da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, da Unifor e da FA7. É Diretor de Estudos Técnicos da Delegacia Sindical do Sindifisco Nacional no Ceará.

Mediador e Debatedor:

Fernando Pires – Doutor em Economia pela Universidade Paris XIII e Pós-doutor pela Universidade de Montreal. Membro do Grupo de Pesquisas GIREPS-Canadá. Professor Titular do Depto. Teoria Econômica DTE/FEAAC e dos cursos de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas-MAPP/PPGAPP/UFC. Coordenador do Observatório de Políticas Públicas-OPP

Link para inscrição no evento: https://forms.gle/6ev3K1AHkMRjLQ8x7

Sobre o o OPP

O Observatório de Políticas Públicas é um programa de extensão da Universidade Federal do Ceará, compreendendo várias áreas do conhecimento, com a participação de professores, alunos e funcionários, nos diversos Centros e Faculdades. Tem como finalidades o aprimoramento do processo de planejamento e da concepção e implementação das políticas públicas no Ceará; o estímulo à cultura da avaliação voltada para o controle social na implementação das políticas públicas e na aplicação dos recursos públicos; a construção de uma esfera pública para o debate e a participação relacionados à problemática social, envolvendo a universidade, a sociedade e o poder público; e a melhoria das condições de vida da população cearense.

Mais notícias