Com o objetivo de fortalecer a atuação da parceria não só em âmbito nacional, mas também em âmbito local, a partir da promoção da transparência, do acesso à informação e da participação social de governos subnacionais, está sendo lançado o programa-piloto da Parceria para Governo Aberto (OGP).
Pode participar entes que tenham população mínima de 250 mil habitantes e que o governo nacional seja participante efetivo da OGP, além de atender a uma série de critérios específicos de cada categoria. Estados e municípios interessados em participar, podem submeter candidatura do programa-piloto até a próxima sexta-feira, 29.
O programa-piloto está divido em duas categorias: pioneiros e líderes. Na primeira, serão convidados até dez entes pioneiros na área de governo aberto. Eles receberão auxílio da OGP e de organizações da sociedade civil para implementar compromissos em planos de ação. Já na categoria líderes, governos participarão de eventos de aprendizagem e interação por meio de networking.
O documento de interesse deve ser enviado ao e-mail kitty.vonbertele@opengovpartnership.org. Mais informações podem ser obtidas no site da OGP internacional (em inglês).