Exposição “A Arte da Paisagem no Maciço de Baturité” estreia no Museu do Ceará

EXPOSIÇÃO
13 de novembro de 2014

Nesta quinta-feira (13), estreia no Museu do Ceará a Exposição A Arte da Paisagem no Maciço de Baturité, uma mostra da cultura e da natureza que se completam como parte da vida do povo das serras e sertões situados na região. A partir das 18h, os coordenadores do projeto Francisco Tavares e Roberto Galvão darão uma palestra sobre a ideia que deu origem à exposição e ao catálogo das obras, que também será lançado na ocasião.

O projeto, idealizado pela Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (AMAB), definido como uma prática em arte-educação, nasceu da reunião de dois ingredientes essenciais, que há tempos precisavam ser harmonizados: a natureza múltipla do Maciço – com suas características de serra e sertão – e a significativa presença de artistas visuais na região.

Sua realização se constituiu de uma oficina, cuja condução ficou a cargo de três professores de pintura, e de uma série de exposições, tendo por acervo quadros a óleo pintados pelos 23 alunos participantes. No total, nove municípios da região estiveram representados, o que resultou em um congraçamento de histórias e conhecimentos. A simetria de interesses e talentos concorreu para assegurar um ambiente cordial e interativo.

A oficina, fase inicial das atividades, aconteceu no município polo de Baturité. Ao longo dos dias, os três professores se revezaram ministrando técnicas de esboço e pintura. Ao término da oficina, as obras foram selecionadas e emolduradas para uma exposição que percorre, no segundo semestre de 2014, municípios do alto da serra e da planície sertaneja que lhe dá berço.

A Mostra segue em cartaz no Museu do Ceará até o dia 12 de dezembro, podendo ser visitada gratuitamente, de terça-feira a sábado, das 9 às 17 horas. O Museu do Ceará é um dos equipamentos culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e está localizado na Rua São Paulo, 51 – Centro. 

Mais notícias