Ferramenta on-line auxilia gestores a calcular consumo energético nas edificações

INFRAESTRUTURA
07 de abril de 2021

CECarbon – Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono na Construção Civil – é uma ferramenta on-line que permite calcular as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e o consumo energético relacionados à construção de uma edificação, levando em consideração o ciclo de vida dos insumos da obra, desde a sua exploração até o momento do seu uso na fase construtiva.

A ferramenta foi desenvolvida por meio de uma parceria da Secretaria Nacional de Habitação, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com a Agência Alemã de Cooperação Internacional – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), no âmbito do projeto Eficiência Energética no Desenvolvimento Urbano Sustentável, Foco: Habitação Social (EEDUS), com o intuito de melhorar a eficiência energética (EE).

A Cecarbon visa a contribuir com a gestão climática e energética da cadeia da construção civil, a partir da padronização de métricas premissas e da consolidação consistente de dados entre seu uso contínuo. Além disso, poderá permitir a criação de indicadores relevantes, possibilitar melhores escolhas para cidades e economia mais sustentável, eficiente e de baixo carbono, contribuindo para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

O aumento da eficiência energética na produção habitacional federal traz benefícios diretos e indiretos de diferentes maneiras, contribui para o aprimoramento de iniciativas mais eficientes em edificações e para a formulação, gestão e implementação de políticas habitacionais. Vale destacar, que na publicação Habitação e Planejamento territorial: A importância da atualização das legislações urbanas para o desenvolvimento local, a entidade orienta os gestores da importância do tema.

A entidade acompanha os debates vinculados ao Ministério do Desenvolvimento Regional e Minas e Energia, por meio de programas e iniciativas relacionadas ao tema eficiência energética e edificações com o objetivo de fomentar a produção habitacional mais eficiente contribuindo na redução das emissões de gases de efeito estufa, fortalecendo uma política energética sustentável.

Uma política energética que traz ferramentas para auxiliar na redução de emissão de gases do efeito estufa é um grande passo para se chegar a um desenvolvimento urbano sustentável. Diante das mudanças climáticas cujos impactos irão afetar diretamente os Municípios, o cálculo dessas emissões é instrumento importante para auxiliar os gestores na construção de políticas públicas. Inclusive podendo-se tornar uma iniciativa relacionada a um plano de ação climática que venha a ser desenvolvido.

Fonte: Agência CNM de Notícias com informações MDR