Festejos Juninos do Ceará iniciam neste fim de semana

CULTURA
29 de maio de 2015

Apoiados através do edital lançado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) iniciam neste fim de semana os Festejos Juninos do Ceará. A tradicional Festa de Santo Antônio do município de Barbalha, a Festa do Pau da Bandeira, marca a abertura das festividades. A ideia de destacar simbolicamente a tradicional festa como a abertura simbólica dos festejos juninos surgiu em diálogo entre as secretarias de Cultura do Ceará e de Barbalha, em reuniões realizadas desde fevereiro deste ano.

De acordo com o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, as tradições juninas no Ceará são responsáveis por uma enorme movimentação econômica, social e artística. “Temos um movimento junino extremamente forte e atuante, com grande participação popular”, destaca o secretário.

Os festejos do Ceará Junino seguirão até a segunda quinzena de julho, com festivais de quadrilhas juninas nas diversas regiões do Estado. Serão ao todo 21 festivais, abrindo espaços de visibilidade e incentivo às quadrilhas e colaborando para levar a tradição às novas gerações.

A etapa final, com o XVII Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino, será realizada de 16 a 19 de julho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

Festa do Pau da Bandeira

A abertura da edição 2015 da festa será neste domingo, 31, às 9 horas, com a missa na Igreja Matriz, cercada por cerca de 60 grupos de cultura tradicional popular que seguirão em cortejo pelo Corredor Cultural, um trecho de mais de 3km entre a Igreja Matriz a e Igreja do Rosário. Porém, no sábado, 30, antecedendo a abertura dos festejos de Santo Antônio, acontece em Barbalha a "Noite das Solteironas", recebendo moradores e visitantes que se preparam para o domingo de festa.

Na tarde de domingo, carregadores responsáveis pela escolha e pela derrubada da árvore – este ano, um angico de 23m pesando quase 3 toneladas -, farão o translado e o hasteamento do mastro. Eles são seguidos de perto por uma multidão de foliões, que dançam ao som de banda cabaçais e de vários ritmos.

Entre as tradições populares relacionadas à festa, está o costume de, durante o cortejo do pau da bandeira, as mulheres tocarem o mastro, além de ingerir o chá de sua casca, em uma simpatia para conseguir casamento. O cortejo se encerra com o hasteamento da bandeira, em frente à Igreja Matriz de Barbalha, celebrado com preces e queima de fogos.

Com informações da Secult.

 

Mais notícias