Festival de Sanfoneiros reúne grandes instrumentistas no Vale do Jaguaribe

FESTIVAL
13 de maio de 2015

Uma grande festa a céu aberto, onde a sanfona é a principal atração. Na praça principal de Limoeiro do Norte, de 21 a 23 de maio, artistas cearenses e de outros estados brasileiros se encontram para soltar o som de seus instrumentos no IX Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte.

Serão três dias em que a cidade cearense do Vale do Jaguaribe se transforma na capital da sanfona, instrumento que no Brasil imortalizou nomes como Luiz Gonzaga, Sivuca e Dominguinhos. A exemplo das edições anteriores, o Festival de Sanfoneiros terá shows, exposições e palestras, com acesso gratuito. 

9ª edição

O Festival inova nesta edição, abolindo o concurso que premiava os melhores, tornando-se uma grande mostra da arte da sanfona, priorizando a livre expressividade dos instrumentistas, a formação, o intercâmbio e o prazeroso encontro entre músicos, produtores culturais e o público.

A noite de abertura do IX Festival de Sanfoneiros será marcada pela apresentação conjunta dos Mestres sanfoneiros da região, os irmãos João e Carlito Bandeira, e o parceiro Paulo Ney, os três com 50 e mais alguns anos de Sanfona, além da participação de João Bandeira Jr. e Paulo Henrique. Na sequência, Zé Celestino e encerramento da noite por conta de Chambinho do Acordeon. Os shows noturnos, individuais e em grupos, acontecem no palco principal da Praça da Catedral, sempre a partir das 20 horas. Na mesma praça, haverá exposição de registros fotográficos das edições anteriores do festival.

Nas noites seguintes, são atrações no Festival: Elias Carneiro, Damião e Renato Carneiro, Ferro Quente, Cacimba de Aluá, Alves Nascimento, com a sanfona no choro e na gafieira, Vanin e Nicinha, Os Galizas da Sanfona e Quinteto Sanfônico Juvenil, Os Januários, Redondo, com o show de encerramento do Repente Sanfoneiro Jonas Alves.

Forró na Feira – Nas manhãs de 22 e 23 de maio, a partir das 8:30h, acontece o Forró na Feira, na praça Capitão João Ennes (Coluna da Hora), espaço aberto aos músicos populares, iniciantes, diletantes e profissionais da sanfona.

Conversa de Sanfoneiro – À tarde, também nos dias 22 e 23, das 16h às 17h, sanfoneiros convidados conversam com o público sobre suas carreiras, no Auditório do NIT – Núcleo Informação Tecnologia (Rua Cônego Bessa, 2381). No dia 22, a palestra é de Alves Nascimento. No dia 23, a conversa é com Redondo e Paulo Ney.

O Festival

Numa realização do Instituto Brasil de Dentro, o Festival de Sanfoneiros acontece com o intuito de estimular a busca da melhor qualidade estética e sonora na execução da sanfona, mostrando aos músicos iniciantes e veteranos, e ao público em geral, as largas possibilidades de um instrumento que é tocado por grande parte dos povos do mundo. Além do forró em suas várias vertentes, é possível tirar desse instrumento a excelência da música, desde a valsa mais tradicional, passando pelo jazz, o tango, ao mais requintado chorinho.

A ideia do Festival é ainda contribuir para a formação de plateia, mostrando aos jovens a riqueza sonora e artística deste instrumento. É também uma oportunidade de intercâmbio entre músicos de distintas regiões e estilos, mostrando a formação da sanfona ao lado dos mais diversos instrumentos, através de shows, exposições e palestras, proporcionando maior aperfeiçoamento do músico em seu instrumento.

A cada dia ratificando sua vocação para as artes, principalmente a música, o Vale do Jaguaribe é reconhecido como uma das regiões do Ceará que mais abastece o segmento de bandas, com inúmeros artistas, instrumentistas, compositores, cantores, cantadores e, principalmente, sanfoneiros, em destaque.

 

Clique AQUI e veja a programação.

Mais notícias