Fortaleza e Crato recebem o 17° Festival do Teatro Brasileiro

FESTIVAL
07 de agosto de 2015

O Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Petrobras, através do seu programa Petrobras Premmia realiza a 17ª edição do Festival do Teatro Brasileiro, que chega ao Ceará neste mês. O evento terá início dia 18 e acontece simultaneamente em Fortaleza e no município de Crato. O FTB tem programação gratuita e destaca-se pela abrangência, penetração e respaldo, sendo reconhecido como um dos festivais mais importantes da cena teatral brasileira.

O Festival do Teatro Brasileiro é um projeto de intercâmbio interestadual, singular no país, que a cada edição seleciona espetáculos de diferentes segmentos da produção cênica de um determinado Estado e os apresenta em outras cidades do país. O projeto já contemplou as Cenas Baiana, Pernambucana, Mineira, Cearense, Gaúcha, Paranaense e Cena DF, levando companhias e coletivos teatrais desses estados para apresentações de seus espetáculos para públicos de outros estados e regiões, promovendo um rico intercâmbio de norte a sul, em um vaivém cênico por capitais e outras cidades de todo o país.

O projeto já contemplou as Cenas Baiana, Pernambucana, Mineira, Cearense, Gaúcha, Paranaense e Cena DF, levando companhias e coletivos teatrais desses estados para apresentações de seus espetáculos para públicos de outros estados e regiões, promovendo um rico intercâmbio de norte a sul, em um vaivém cênico por capitais e outras cidades de todo o país.

Cena Paraibana

Esta é a segunda vez que o FTB acontece no Ceará, que em 2009 recebeu a Cena Baiana, em edição também realizada no Maranhão. Agora, em 2015, os mais representativos grupos e coletivos teatrais da Paraíba estarão nos quatro estados que recebem o 17° FTB, representando um rico intercâmbio das artes cênicas paraibana com público e artistas das cidades que recebem a programação.

Em Fortaleza entram em cena: Coletivo de Teatro Alfenim ("Memórias de um cão" e "Brevidades"), Coletivo Tanz (espetáculo de rua "Terreiro Envergado"), Agitada Gang – Trupe de Atores e Palhaços da Paraíba ("Como nasce um cabra da peste"), Piollin Grupo de Teatro ("Silêncio Total", solo de Luiz Carlos Vasconcelos como palhaço Xuxu) e o Grupo de Theatro Engenho Imaginário ("Zé Lins – O pássaro poeta").

Os 05 (cinco) grupos encenam 06 (seis) espetáculos, somando 09 (nove) apresentações teatrais nos seguintes locais: Teatro Carlos Câmara, Theatro José de Alencar, Cuca Mondubim, Instituto Beatriz e Lauro Fiúza – IBLF, Cuca Barra, Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, Cuca Jangurussu e Anfiteatro do Centro Dragão do Mar.

Na capital cearense haverá ainda show de Chico César na Concha Acústica da UFC, Ciclo de Dramaturgos na Vila das Artes e Workshop de Elaboração de Projetos para Editais no Foyer do Theatro José de Alencar.

Para o Crato seguem: Companhia Oxente ("Anáguas"), Coletivo Ser Tão Teatro (espetáculo de rua "Flor de Macambira") e Grupo Teatro Bicorna ("Esparrela"). As apresentações na cidade da Região Metropolitana do Cariri serão realizadas no Centro Cultural do Araripe (Rffsa), Sesc-Crato e Praça Bicentenário. Um Workshop de Elaboração de Projetos Culturais acontecerá na sede do Grupo de Reisado da Mestra Mazé de Luna.

Saiba tudo sobre o festival através do site www.festivaldoteatrobrasileiro.com.br

Serviço

17° Festival do Teatro Brasileiro (FTB) – De 24 a 29 de agosto em Fortaleza e Crato.

Facebook: Festival do Teatro Brasileiro. Twitter:  ftbrasileiro. Instagram: ftbrasileiro.  Tel: (85)3235-4063 (Quitanda das Artes).

Com informações da Asessoria de Imprensa do FTB no Ceará.

Mais notícias